CI

Qualidade uruguaia entra em pista no Freio de Ouro

Classificatória em Montevidéu também promove integração entre brasileiros e uruguaios


Já tradicional no cenário do Freio de Ouro, o Uruguai recebe entre os dias 26 e 29 de abril sua classificatória para a modalidade da raça Crioula. O evento, promovido pela Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay, ocorrerá no Parque de Exposições do Prado, em Montevidéu, e integra a programação da Expo Otoño Equinos 2018, décima quarta Festa do Cavalo no Prado. O ciclo do Freio de Ouro é realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

O julgamento dos animais ficará por conta de Cláudio Neto de Azevedo, Rouget Gigena Wrege e Mateus Gularte Silveira. Azevedo, que já participou de eventos no Uruguai como técnico e jurado de credenciadoras, salienta o trabalho de formação realizado no país para a competição. "Eles fazem uma prova que reúne ginetes profissionais e amadores, e esta prova também tem alavancado novos ginetes e com isso eles vem plantando essa semente e aumentando o número de concorrentes nas credenciadoras e classificatórias do Freio de Ouro", salienta.

O Uruguai nos últimos anos abriu as portas as portas para a genética e a mão-de-obra do Brasil, com isso evoluindo de forma rápida e se consolidando no cenário do Freio de Ouro, com animais premiados e participação na final. Além disso, animais de criatórios brasileiros participam da seletiva uruguaia, o que aumenta a competitividade, mas também serve para a troca de experiências. "Ginetes uruguaios estão fazendo estágio no Brasil e os brasileiros estão indo dar assessoria técnica no Uruguai, o que vem melhorando essa qualidade técnica no país. Noto uma ascendência muito grande no Freio de Ouro e tenho certeza que este ano teremos muitos ginetes novos na final", ressalta Azevedo.

Confira a programação

26 de abril de 2018 (Quinta-feira)
8h - Ingresso dos animais
16h - Admissão

27 de abril de 2018 (Sexta-feira)
11h30min - Morfologia

28 de abril de 2018 (Sábado)
8h - And/Fig/VSP e Esb
14h - Mangueira 1ª Fase 
16h - Campo 1ª Fase

28 de abril de 2018 (Domingo) 
9h - Fase Final

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.