CI

Qualidade vai marcar Exposição Passaporte da raça Crioula em Araranguá

Expectativa do núcleo do município catarinense é repetir o número de participantes do evento do ano passado


Conforme boletim do Instituto Climatempo, elaborado especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a frente fria já se encontra sobre o Sul do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (dia 2) e com isso já provoca chuvas em alguns municípios gaúchos situados na região Sul do Estado. Aos poucos esse sistema estará avançando sobre as demais regiões do RS provocando chuvas, entre terça (3) e quarta-feira (4), sobre a região Centro-Norte do Rio Grande do Sul.

De maneira geral, essas chuvas continuarão sendo favoráveis à manutenção dos níveis de umidade do solo. Mantendo assim, boas condições para a finalização do plantio e para o desenvolvimento das lavouras de inverno, principalmente do trigo, bem como ao preparo do solo para as novas culturas de verão.

Com relação a frio, os modelos não indicam nenhuma massa de ar polar de forte intensidade para esta semana. Com isso, as temperaturas continuarão seguindo o mesmo padrão desses últimos dias, sem que venham a ocorrer riscos para formações de geadas para as áreas de lavouras. Ressalta-se apenas que, no próximo final de semana, uma nova frente fria irá avançar pela região Sul do Brasil e, após a passagem desse sistema, o avanço de uma massa de ar frio irá provocar o declínio das temperaturas no Estado. Confira a previsão do tempo diariamente no site do Irga clicando aqui. De 6 a 8 de julho, o município de Araranguá, em Santa Catarina, recebe mais uma edição da Exposição Passaporte da raça Crioula, que vai selecionar oito exemplares para a Nacional da Morfologia que ocorrerá no final de agosto, em Esteio (RS), durante a Expointer. O evento vai ser realizado no Caverá Park e conta com a organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense (NCCCSC) e o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A Exposição Passaporte terá como jurado Mauro Raimundi Ferreira. 

De acordo com o presidente do núcleo, Geandré Bernardino, a procura antecipada por inscrições dá o indício de um evento que é cercado de uma expectativa positiva em relação ao número de participantes. "O parque do Caverá já está pronto para receber os participantes e esperamos fazer um grande evento novamente. Ano passado tivemos 82 animais e esperamos que neste ano esse número se mantenha", destaca.

Sobre a criação na região, Bernardino salienta que há um crescimento de interessados na raça Crioula, que estão priorizando qualidade genética. "Estamos com muitos criadores, não são grandes criatórios, mas percebemos que o pessoal procura por qualidade, comprando cobertura de grandes garanhões e adquirindo boas éguas para obter o melhor resultado. Em virtude de existirem poucos campos, precisamos encurtar este caminho", observa.

Confira a programação

06 de julho de 2018 (sexta-feira)

16h - Concentração
17h - Admissão Exposição Passaporte

07 de julho de 2018 (sábado)

07h30min - Continuação da Admissão
09h15min - Início Julgamento Morfológico
12h - Almoço
13h30min - Continuação Julgamento Morfológico

08 de julho de 2018 (domingo)

09h - Julgamento de Campeonatos e Grandes Campeonatos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.