CI

Quanto custa produzir alimentos na sua região?

CNA investe no Projeto Campo Futuro


CNA investe no Projeto Campo Futuro para deixar o produtor rural mais informado sobre os custos de produção e gestão de propriedade

"Queremos mais pessoas discutindo custos de produção para o produtor poder melhorar a gestão da sua propriedade", disse Rosemeire Santos, Superintendente Técnica da CNA, na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, durante reunião que avaliou os dados colhidos durante as visitas, deste ano, do Projeto Campo Futuro aos 108 municípios de 21 Estados. A informação correta e a avaliação sobre o setor é fundamental para o desenvolvimento dos empreendimentos rurais.

Leonardo B. Zilio, pesquisador do PECEGE/ESALQ/USP, um dos parceiros da CNA no Campo Futuro citou o exemplo da cana-de-açúcar. "Investimentos na produção de cana-de-açúcar devem ser bem pensados. Com os números que temos hoje, fica mais fácil para tomar as decisões", alertou.

O projeto Campo Futuro funciona assim: os parceiros vão para o campo colher informações sobre quanto é gasto pelo produtor rural com semente, colheita, defensivos agrícolas, investimentos e analisam os riscos com a colheita, clima, etc. "Em 2011, o clima permaneceu normal na maioria dos Estados. Tivemos problemas isolados para produção em alguns lugares", contou Mauro Osaki, pesquisador do CEPEA.

Após a análise de quanto foi gasto, os parceiros e técnicos da CNA envolvidos no projeto, verificam por quanto está sendo vendido o produto e o lucro do produtor. "Queremos que o produtor compare os preços e entenda os motivos pelos quais ele deve investir na região onde vive. Queremos evitar que ele fique endividado. Para que ele se desenvolva, precisamos divulgar cada vez mais os estudos que fazemos no Projeto Campo Futuro", ressaltou a Superintendente Técnica da CNA.

Meta para 2012

Segundo Rosemeire dos Santos, uma das metas do Projeto Campo Futuro para o próximo ano é ampliar a divulgação dos resultados colhidos. "Em 2010, disponibilizamos um software para que o produtor colocasse as informações de custo de produção em um banco de dados. Em 2011, nós reunimos informações e divulgamos diversos resultados. Para o próximo ano, vamos investir na capacitação, em parceria com o SENAR, para que o produtor conheça melhor o software e possa utilizá-lo para tomar decisões em sua propriedade. Pretendemos também publicar um livro com os resultados", informou.

Cadeias produtivas
Foram apresentados painéis com resultados do levantamento de custos de produção de Cana-de-açúcar, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite, Café, Fruticultura, Cereais, Fibras e Oleaginosas.
Os resultados serão consolidados e divulgados aos produtores rurais.

Campo Futuro

O Campo Futuro é um projeto que alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. O produtor aprende a calcular o seu custo de produção e a utilizar ferramentas para o gerenciamento de riscos de preços. Os riscos da produção são administrados pelo uso do seguro rural. A geração de informações é tarefa da CNA, em parceria com o CEPEA/ESALQ, o PECEGE/ESALQ e a UFLA/CIM.

Acesse o Projeto Campo Futuro: www.canaldoprodutor.com.br/campofuturo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.