CI

Quanto fertilizante é demais para o clima?

"Nossa motivação específica é aprender onde direcionar melhor os esforços agrícolas para retardar o aquecimento global"


Foto: Canva

Ajudar agricultores de todo o mundo a aplicar quantidades mais precisas de fertilizantes à base de nitrogênio pode ajudar a combater as mudanças climáticas. Em um novo estudo publicado esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da Michigan State University fornecem uma previsão aprimorada da contribuição de fertilizantes nitrogenados para as emissões de gases de efeito estufa de dois campos agrícolas.

O estudo usa dados de todo o mundo para mostrar que as emissões de óxido nitroso, um gás de fogão produzido não apenas após a adição de nitrogênio, aumentam mais rapidamente do que o esperado quando os impostos sobre fertilizantes excedem as necessidades de mão de obra.

Os fertilizantes à base de nitrogênio estimulam as emissões de gases de efeito estufa, estimulando os micróbios do solo a produzir mais óxido nitroso. O óxido nitroso é o terceiro gás de efeito estufa mais importante, atrás apenas do dióxido de carbono e do metano, e também destrói o ozônio estratosférico. A agricultura é responsável por cerca de 80% das emissões globais de óxido nitroso causadas pelo homem, que aumentaram substancialmente nos últimos anos, principalmente devido ao aumento do uso de fertilizantes nitrogenados.

"Nossa motivação específica é aprender onde direcionar melhor os esforços agrícolas para retardar o aquecimento global", disse Phil Robertson, diretor do Programa de Pesquisa Ecológica de Longo Prazo da Estação Biológica Kellogg da MSU e principal autor do artigo. “A agricultura é responsável por 8 a 14 por cento de toda a produção de gases de efeito estufa globalmente. Estamos mostrando como os agricultores podem ajudar a reduzir esse número aplicando fertilizantes nitrogenados com mais precisão."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.