Quarta-feira (02) com temporais pelo Brasil
CI
Imagem: Divulgação
AGROTEMPO

Quarta-feira (02) com temporais pelo Brasil

A previsão é que o tempo se mantenha bastante instável no centro-sul do Brasil
Por: -Aline Merladete

Nesta quarta-feira (02/12), o padrão de circulação sobre o país segue bastante semelhante aos últimos dias. A atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis centrado no norte/noroeste de MT, favoreceu a formação de temporais nas bordas do sistema, como no norte do MS, sul do MT, sul do GO, sul do PA e no Sul do AM.  Em áreas do norte de MG, centro norte do MT, norte de GO, sul e leste de TO e interior da BA o tempo ficou firme, isso por conta de uma alta pressão que atua com centro em GO impedindo a formação de nuvens.

Na Região Norte do Brasil em áreas do AM, do AC, RR e do norte e oeste do PA os temporais ficaram por conta do calor e umidade. Este padrão no centro-norte do país não deverá sofrer alterações muito expressivas nos próximos dias. O tempo seguirá bastante instável no centro-sul do Brasil, devido a presença de cavados – regiões alongadas de baixa pressão – aliados a atuação de “jatos” de altos níveis – fortes correntes de ar que atuam numa altitude entre 10 e 12km – e uma região de baixa pressão em superfície.

Estas condições são os ingredientes  para ocorrência de chuva forte acompanhadas de raios, queda de granizo e vendavais, e que  ainda hoje, no influencia oeste e norte do RS, oeste de SC e no sul do PR. Essa região de baixa pressão atuante no sul, segue em deslocamento para o litoral, o que vai formar uma nova frente fria influenciando o tempo no final do dia 03 no litoral de SC, com isso, deverá chover forte no Sul.

No dia 04 a frente avançará para o oceano e influenciará a costa de SP, vindo a aumentar a nebulosidade e amenizar o calor dos últimos dias em parte do sul ao leste e nordeste de SP, além de provocar as pancadas de chuva localmente forte, também a presença de outro cavado deverá manter as condições para pancadas de chuva entre o MS e o RJ e o centro-sul de MG. No Centro-Oeste haverá pancadas de chuva forte entre o MS e o MT, devido ao calor e umidade. No Nordeste haverá condições para pancadas de chuva localmente forte e isoladas no MA e centro-norte do PI nos próximos dias, sendo que no litoral entre a BA e PE a chuva será de fraca intensidade.

No interior do Nordeste o tempo seguirá sem chuva. Do dia 04 em diante a chuva ocorrerá de forma isolada em áreas do interior da BA e do leste do Nordeste. Nos dias 05, 06 e 07 a chuva estará concentrada em áreas do Sudeste ao Centro-Oeste e em grande parte do Sul, vindo a provocar condições de temporais isolados e acumulados de chuva expressivos em localidades do sul ao norte e leste de MG e no ES, principalmente, devido a passagem de instabilidades entre o RS e o MS, que aumentará a fluxo de umidade no Sul.

Material elaborado pela equipe Agrotempo.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink