CI

Quarta-feira de fortes instabilidades

Veja a previsão do tempo completa aqui


Foto: Pixabay

A quarta-feira (16/03) terá uma boa distribuição das chuvas em quase todo o território nacional. A tendência indica que os volumes serão menores do que os registrados no dia anterior, mas ainda serão expressivos. O destaque fica para o leste da região Sul, que poderá ter volumes significativos em curtos períodos de tempo, em decorrência de uma área de baixa pressão que atua na costa da região.

Também chove forte sobre o extremo norte do país, graças à maior presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), pontualmente os volumes podem superar a marca dos 60 mm no norte do nordeste.

Além disso, algumas projeções também indicam a formação de nuvens carregadas sobre a parcela central do sudeste, o que poderá ajudar na manutenção de umidade no solo, pelo menos neste momento.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As projeções indicam uma diminuição das chuvas sobre a parcela central da região. Apesar disso, as condições ainda são favoráveis para temporais localmente fortes, ocorrendo em curtos períodos de tempo, mesmo que de forma esparsa. A região com menor condição para chuvas fica sobre o leste do AM e metade oeste do PA. Nas demais localidades as chuvas podem promover até 50 mm de acumulados pontuais.

Região Nordeste

As condições atmosféricas são favoráveis para chuvas em praticamente todas as áreas da região nordeste. O maior destaque fica para a metade norte da região, onde há uma maior influência da ZCIT, que eleva ainda mais as condições de chuvas. As instabilidades retornam sobre o oeste e norte da BA, e podem gerar acumulados de até 30 mm no decorrer do dia. Esses volumes também poderão ser registrados sobre o CE e oeste de PB e PE. 

Região Centro-Oeste

As instabilidades de altitude em conjunto com o calor e umidade da superfície, garantem as pancadas de chuvas na metade norte da região. Os volumes seguem numa tendência de serem menores do que os registrados no dia anterior, mas podendo ocorrer em todo o norte e leste do MT, sobre o GO e DF. Na média das projeções os volumes variam entre 10 e 20 mm e de forma bem distribuída nessas áreas. Por outro lado, a maior influência de uma massa de ar seco que atua sobre grande parte do MS e região do Pantanal Mato-Grossense, mantém o tempo firme e com gradativa elevação nas temperaturas.

Região Sudeste

Há condições para chuvas em quase todas as regiões, porém as instabilidades serão esparsas e mal distribuídas. Chove sobre o Triângulo Mineiro, grande região de Unaí e pela faixa que se estende até o Vale do Ribeira Paulista. Contudo, a tendência é que os volumes sejam menores do que os registrados nos últimos dias. Ao mesmo tempo, as instabilidades podem surgir sobre o centro e norte de MG, mas com um comportamento muito irregular e baixos volumes. O tempo terá uma grande variação de nebulosidade sobre o RJ e ES, mas com poucas condições de chuvas.

Região Sul

A presença de uma área de baixa pressão na costa da região, eleva o potencial para chuvas intensas em algumas localidades. Essas instabilidades mais fortes ocorrem principalmente no leste de SC, nordeste do RS e leste do PR. No Vale do Itajaí os acumulados podem se aproximar dos 40 mm e ocorrer na forma de temporais em curtos períodos de tempo. Na metade sudoeste do RS, o predomínio é de de uma massa de ar mais seco, o que mantém o tempo mais firme. E a maior presença do sol, garante um rápida elevação nas temperaturas entre o período da manhã e tarde. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.