CI

Quase 40% das usinas de açúcar do CS devem encerrar safra em outubro, diz Unica

No ano passado, 36 por cento das usinas entraram em dezembro ainda com a moagem de cana em andamento


Quase 40 por cento das usinas produtoras de açúcar e etanol do centro-sul do Brasil, região que abastece grande parte do comércio global do adoçante, devem encerrar a moagem de cana em outubro, mais de um mês antes do normal, disse a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nesta terça-feira.

As usinas têm conseguido manter um ritmo acelerado de moagem durante a maior parte da temporada iniciada em abril devido a um clima mais seco que o normal no centro-sul do Brasil. Mas menos chuvas significam também um volume menor de cana, outra razão para o início antecipado da temporada.

Em um ano normal, as usinas estenderiam a moagem iniciada no final de março até meados de dezembro.

Uma pesquisa da Unica com usinas associadas mostrou que 38 por cento delas devem encerrar as operações no próximo mês. Apenas 12 por cento acreditam que entrarão em dezembro com cana ainda a ser processada.

No ano passado, 36 por cento das usinas entraram em dezembro ainda com a moagem de cana em andamento.

A situação resultará em um período entressafras bem maior, quando as usinas trabalham apenas com a venda de açúcar e etanol de estoques.

“Cerca de 75 por cento das unidades em operação devem adiantar o final da safra 2018/2019, com prazo médio de antecipação de 27 dias em relação ao encerramento da safra passada e ampliação do período de entressafra”, disse em nota o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

A associação disse na terça-feira que as usinas produziram 2,14 milhões de toneladas de açúcar na primeira quinzena de setembro, ante 2,37 milhões de toneladas na quinzena anterior. A moagem de cana somou 38,51 milhões de toneladas no período, contra 43,30 milhões de toneladas na segunda quinzena de agosto.

A Unica disse que o rendimento dos canaviais continuou a cair nesse último estágio da safra devido à seca. O rendimento na primeira quinzena de setembro foi de em média 70,7 toneladas de cana por hectare, ou 9,16 por cento abaixo do visto no mesmo período do ano passado.

Confira abaixo dados detalhados sobre o relatório da Unica para a primeira quinzena de setembro (cana e açúcar em milhões de toneladas, etanol em bilhões de litros e Açúcares Recuperáveis Totais (ATR) em quilos por tonelada).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.