CI

Quatro estados serão vistoriados na 2ª etapa da Expedição Soja Brasil

Nesta segunda etapa, a expedição começou o acompanhamento em lavouras de Chapadão do Sul (MS)


Depois de percorrer lavouras de soja por mais de 15 cidades de Mato Grosso e outras oito em Goiás, técnicos da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), do Serviço de Aprendizagem Rural e da Embrapa deram início, nesta quinta-feira (29-11), à nova etapa da maior expedição por lavouras de soja já realizada no país. Desta vez, a equipe acompanha o desenvolvimento da soja em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A expedição começou no final de outubro em Rondônia, e até março duas caminhonetes do Projeto Soja Brasil irão percorrer ao todo 10 estados brasileiros, conferindo o desenvolvimento das lavouras do plantio à colheita do grão, trazendo as informações em tempo real. Conforme o presidente da Aprosoja Brasil e idealizador do Projeto que deu origem à expedição, Glauber Silveira, todo o trabalho vai resultar na elaboração de um diagnóstico sobre as condições da cadeia produtiva do grão no país.

Nesta segunda etapa, a expedição começou o acompanhamento em lavouras de Chapadão do Sul (MS), onde estão grandes propriedades rurais e a pesquisa da Fundação Chapadão. A seguir, a equipe passará por Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Mundo Novo e Naviraí. No Paraná, os municípios visitados serão Toledo, Cascavel, Goioerê, Campo Mourão, Faxinal e Londrina. A expedição também faz uma parada em Chapecó (SC), antes de seguir viagem para o Rio Grande do Sul, onde estará em Erechim, Passo Fundo, Tapera e Não-Me-Toque.

Na terceira rota, que começa em janeiro, o roteiro inclui Pará, Maranhão, Piauí e Bahia, voltando ainda para Goiás e Mato Grosso. Na quarta rota, em fevereiro, o destino é Cascavel, no Paraná, com todos os detalhes da feira Show Rural Coopavel 2013. Na quinta e última rota, a partir de fevereiro, a Expedição Soja Brasil conclui os 25 mil quilômetros percorridos em todo o Brasil nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, participando inclusive da Expodireto Cotrijal 2013 em Não-Me-Toque (RS).

O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, afirma que agora é o momento de conhecer o berço da soja no Brasil. “Queremos acompanhar de perto a evolução das lavouras nos estados onde tudo começou. A maioria dos produtores que moram hoje na região Centro-Oeste, por onde passamos, saiu destes Estados. Vamos voltar às origens da soja no Brasil e ter uma expectativa de como será a safra por lá”.

Balanço

Na primeira etapa, Mato Grosso e Goiás foram visitados pelas equipes com reportagens e avaliação do desenvolvimento do grão. Para o coordenador da equipe pelo Senar Mato Grosso, Rafael Fabri, a passagem pelo Estado foi altamente produtiva, com um aspecto que chamou muito a atenção: o investimento em tecnologia nas lavouras.

“Percebemos este implemento com a qualificação do maquinário, incluindo o plantio com o uso de sistema GPS. A partir disso, conseguimos identificar as principais cidades para investirmos em capacitação dos produtores e de seus funcionários”.

O representante da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) Leonardo Machado afirma que recebeu um retorno bastante positivo dos produtores goianos. “Todos ficaram satisfeitos com essa possibilidade de um retrato tão fiel das lavouras, foi uma experiência única e com certeza jamais vista”.

O consultor do projeto e agrônomo Áureo Lantmann, que também representa a Embrapa, identificou que os produtores de Goiás foram mais pacientes para o plantio e por esta razão não tiveram tantos problemas nas lavouras quanto os de Mato Grosso.

“Em Mato Grosso, houve um período de estiagem que prejudicou o plantio, dando margem a pragas de solo e outras falhas. Já em Goiás se esperou o período das chuvas para a semeadura, o que mantém a qualidade de um modo geral nas fazendas, ainda que isso atrase um pouco a colheita”.

Canais

A partir de segunda, dia 3, o jornalista João Batista Olivi apresenta o Mercado & Cia diretamente das lavouras. O público acompanha o trajeto no Canal Rural e no site especial do Projeto Soja Brasil. No site, o internauta confere as notícias da expedição e pode acessar a localização dos integrantes, fotos, vídeos e o blogs. É possível viajar pelo mundo da soja acompanhando também as postagens diárias no Facebook do Soja Brasil.

O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás e o patrocínio é de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.

Confira a programação da Expedição Soja Brasil em MS:
 

Data

Cidade

29/nov

Chapadão do Sul

30/nov

São Gabriel do Oeste / Coxim

1-Dec

Campo Grande / Rio Brilhante

2-Dec

Campo Grande

3-Dec

Sidrolândia

4-Dec

Maracaju

5-Dec

Dourados

6-Dec

Ponta Porã / Amambai

7-Dec

Naviraí

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.