Quatro municípios gaúchos são excluídos da safra de soja

Agronegócio

Quatro municípios gaúchos são excluídos da safra de soja

Fora do zoneamento agrícola da cultura, regiões ficam sem amparo de seguro para lavouras
Por:
537 acessos

O zoneamento agrícola para a soja exclui quatro municípios gaúchos do cultivo em solo tipo 2 na safra 2009/2010: Nova Santa Rita, Santa Margarida do Sul, São Gabriel e Triunfo. As áreas estão contempladas apenas para plantio em solo tipo 3, ou seja, com percentual de argila acima de 35%, incomum na região. Sem a indicação no zoneamento, o agricultor fica impossibilitado de acessar o Proagro e financiamentos oficiais. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, apresenta restrições para outros 21 municípios, mas prevê a semeadura com limitação nas cultivares em solo tipo 2 (de 15% a 35% de argila).

Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2007/08, Santa Margarida do Sul, São Gabriel e Triunfo ficaram de fora e 12 municípios tiveram algum impedimento, mas a medida foi revertida.

O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, ficou indignado com a informação e afirmou que a produção de soja é muito importante para a economia local, inclusive para os pecuaristas, que se valem da oleaginosa para alimentar os animais. Segundo ele, o zoneamento da forma como foi publicado inviabilizaria o plantio em São Gabriel, onde foram cultivados 42 mil hectares na safra passada. Santa Margarida do Sul é responsável por outros 18 mil hectares.

Para buscar reverter a situação, Teixeira solicitou apoio de lideranças do setor. 'Isso inclusive é antagônico aos assentamentos em São Gabriel, voltados à agricultura e não à pecuária', acrescentou o presidente da Farsul, Carlos Sperotto. A posição está sustentada em análise do grupo técnico da Comissão de Crédito da Farsul, comandada por Elmar Konrad. Para ele, municípios muito parecidos com os excluídos foram contemplados.

O superintendente federal da Agricultura, Francisco Signor, que pretende levar o tema para Brasília, defendeu a inclusão dos quatro municípios excluídos no zoneamento e está confiante na mudança da portaria. 'Acredito que, com uma reavaliação caso a caso, vamos conseguir a reinclusão, com algumas considerações técnicas.'


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink