Quebra da safra de soja do Rio Grande do Sul já chega a 43%
CI
Agronegócio

Quebra da safra de soja do Rio Grande do Sul já chega a 43%

Por:

A estiagem que dura quase quatro meses no Rio Grande do Sul já provocou uma quebra de 43,7% na safra de soja 2003/04 em comparação com as 9,5 milhões de toneladas colhidas no ano passado. A perda representa 4,1 milhões de toneladas a menos, reduzindo as lavouras gaúchas para 5,4 milhões de toneladas, conforme levantamento divulgado pela Emater/RS na sexta-feira (16-04).

A produção deste ano é a pior das últimas quatro safras, após a colheita de 4,7 milhões de toneladas em 1999/00. A produtividade, estimada agora em 1.383 quilos por hectare, indica o pior desempenho desde 1991, quando uma seca ainda mais violenta reduziu o rendimento das plantações no Estado para 712 kg/ha. Sobre o ano passado, a redução é de 48,1%

Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Ricardo Schwarz, as perdas estão consolidadas, sem possibilidade de reversão mesmo em caso de chuva daqui para a frente. A colheita da soja já chega a 55% da área total de 3,9 milhões de hectares.

Para o milho, a Emater/RS estima produtividade média de 2.947 kg/ha produção total de 3,97 milhões de toneladas - quedas de 23,1% e 26,8%, respectivamente -, ou 1,5 milhão de toneladas menos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink