CI

Quebra na ar e maior demanda elevam cotações de soja no Brasil

Pesquisadores do Cepea afirmam que os valores do complexo soja estão em alta no mercado brasileiro


Pesquisadores do Cepea afirmam que os valores do complexo soja estão em alta no mercado brasileiro, devido à quebra na produção argentina, à firme demanda externa pela oleaginosa nacional e à maior procura doméstica por farelo de soja. No acumulado de março, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá (PR) subiu 1,67%, a R$ 79,68/saca de 60 kg nessa sexta-feira, 9. No mesmo comparativo, o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná registrou alta de 2,37%, a R$ 73,94/sc de 60 kg no dia 9.

Segundo dados do USDA, a produção na Argentina está estimada em 47 milhões de toneladas, expressivos 18,7% inferior à projeção anterior e o menor volume desde a temporada 2011/12. Quanto à produção brasileira, o USDA indica 113 milhões de toneladas, apenas 0,96% abaixo da safra passada, que foi recorde. Esses números estão próximos aos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que indica produção nacional de 113,02 milhões de toneladas, 1,31% maior que a estimada em fevereiro e a segunda maior safra da história, caso se confirme. Mesmo com o aumento na produção, tanto o Departamento quanto a Companhia indicam aumento nas exportações de soja em grão, resultando em diminuição nos estoques de passagem. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.