CI

Queda generaliza afeta soja no Brasil

Queda forte na Bolsa de Chicago e leve dos prêmios de exportação suplantaram alta do Dólar


Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea, os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quinta-feira (13.12) com queda de 0,27% nos preços de exportação sobre rodas nos portos brasileiros, que fecharam na média de R$ 80,98/saca. Com isto o recuo dos preços da oleaginosa para a exportação em dezembro atingiu 2,17%.

No mercado interno, porém, a média dos preços da soja no interior apresentaram levíssima alta de 0,08% para R$ 75,75/saca, reduzindo as perdas de dezembro para 2,68%. “A queda (forte) de 1,41% da cotação da soja na Bolsa de Chicago e a queda (leve) dos prêmios de exportação no Brasil suplantaram com sobras a alta de 0,72% do dólar nesta quinta-feira”, aponta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco. 

CLIMA

De acordo com a Consultoria AgResource, o modelo americano de previsões (GFS) traz um padrão de chuvas se intensificado para o Centro do Brasil, nesta segunda metade de dezembro: “No curto-prazo, precipitações torrenciais são presentes no Centro-Leste da Argentina e Extremo Sul do Brasil. Além do mais, dentro destes próximos 5 dias, há previsões positivas para a volta das chuvas generalizadas para o Paraná”. 

A ARC lembra que há algumas regiões nesse estado que passam por “extensos períodos de estiagens, o que aumenta a pressão atmosférica da microrregião e dificulta a chegada de índices pluviométricos, mesmo amenos. Para o Centro-Norte brasileiro, um padrão de chuvas acima da média volta a ser projetado, principalmente por regiões dispersas do sudeste do Mato Grosso e sudoeste de Goiás. No MATOPIBA, os próximos 5 dias ainda traz a permanência da estiagem”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.