Queda generaliza afeta soja no Brasil

MERCADO FÍSICO

Queda generaliza afeta soja no Brasil

Queda forte na Bolsa de Chicago e leve dos prêmios de exportação suplantaram alta do Dólar
Por: -Leonardo Gottems
157 acessos

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea, os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quinta-feira (13.12) com queda de 0,27% nos preços de exportação sobre rodas nos portos brasileiros, que fecharam na média de R$ 80,98/saca. Com isto o recuo dos preços da oleaginosa para a exportação em dezembro atingiu 2,17%.

No mercado interno, porém, a média dos preços da soja no interior apresentaram levíssima alta de 0,08% para R$ 75,75/saca, reduzindo as perdas de dezembro para 2,68%. “A queda (forte) de 1,41% da cotação da soja na Bolsa de Chicago e a queda (leve) dos prêmios de exportação no Brasil suplantaram com sobras a alta de 0,72% do dólar nesta quinta-feira”, aponta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco. 

CLIMA

De acordo com a Consultoria AgResource, o modelo americano de previsões (GFS) traz um padrão de chuvas se intensificado para o Centro do Brasil, nesta segunda metade de dezembro: “No curto-prazo, precipitações torrenciais são presentes no Centro-Leste da Argentina e Extremo Sul do Brasil. Além do mais, dentro destes próximos 5 dias, há previsões positivas para a volta das chuvas generalizadas para o Paraná”. 

A ARC lembra que há algumas regiões nesse estado que passam por “extensos períodos de estiagens, o que aumenta a pressão atmosférica da microrregião e dificulta a chegada de índices pluviométricos, mesmo amenos. Para o Centro-Norte brasileiro, um padrão de chuvas acima da média volta a ser projetado, principalmente por regiões dispersas do sudeste do Mato Grosso e sudoeste de Goiás. No MATOPIBA, os próximos 5 dias ainda traz a permanência da estiagem”.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink