CI

Queda na exportação em outubro aumentou disponibilidade interna de carne de frango

Volume exportado no mês recuou ao menor nível dos últimos cinco meses


Ainda que o potencial de produção apontado pela APINCO tenha aumentado menos de 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, a oferta interna de carne de frango (consequente desse potencial e deduzidas as exportações) pode ter atingido em outubro o maior volume do ano. Apenas porque o volume exportado no mês recuou ao menor nível dos últimos cinco meses.

O fato é que, deduzidas do potencial estimado pela APINCO (aproximadamente 1,189 milhão de toneladas) as 324,1 mil toneladas exportadas, teriam permanecido no mercado interno perto de 865 mil toneladas de carne de frango, volume que representou aumentos de 10,95% sobre o mês anterior e de 11,90% sobre outubro de 2014.

Com esse último resultado, o setor operou os 10 primeiros meses do ano com um potencial da ordem de 7,8 milhões de toneladas, volume estimativo que corresponde a um aumento de quase 6% em relação ao potencial dos mesmos 10 meses de 2014.

Por sua vez, o acumulado em 12 meses apresenta índice de evolução próximo de 6,5%. É o equivalente a, aproximadamente, 9,380 milhões de toneladas de carne de frango – cerca de 570 mil toneladas a mais que em idêntico período anterior.

Se efetivamente produzido, esse volume (considerada uma população de 204,5 milhões de habitantes) teria proporcionado uma disponibilidade média anual próxima de 45,9 kg per capita de carne de frango.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.