CI

Queijo é o lácteo mais consumido na quarentena

Leite UHT aparece apenas na sexta colocação das preferências


Foto: Marcel Oliveira

Apenas 3% dos brasileiros não consomem queijo. É isso que aponta a pesquisa “consumo de lácteos na pandemia”, elaborada pelo Centro de Inteligência do Leite, da Embrapa Gado de Leite. Com este desempenho o produto é o mais consumido durante a quarentena, por 97% dos brasileiros.

O levantamento foi realizado no forte da pandemia, entre os dias 23 de abril e 03 de maio e ouviu 5.105 consumidores distribuídos em todo o território brasileiro, sendo que os seguintes locais tiveram maior representatividade na pesquisa: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás.

Depois do queijo aparecem manteiga (95%), creme de leite (92%), iogurte (89%) e leite condensado (87%). O leite UHT está somente em sexto, sendo consumido por 78%. O leite em pó teve 60% de demanda e o leite pasteurizado 51%. 

O fator apontado por mais de 80% dos consumidores como o mais importante na hora da compra dos derivados do leite foi a marca, seguido de perto pelo preço e depois por qualidade. A pesquisa também apontou que os consumidores não consomem lácteos pelos seus benefícios para saúde e imunidade e isso seria uma oportunidade para o setor. “Essa situação indica que o setor lácteo deveria investir mais em marketing institucional para divulgar os benefícios dos seus produtos e conscientizar os consumidores sobre os benefícios nutricionais e funcionais dos derivados do leite”, destaca.

Segundo o boletim ao contrário do que vem ocorrendo em alguns países, no Brasil, a grande maioria dos consumidores (83%) está encontrando com facilidade os produtos lácteos no mercado, o que reflete o comprometimento dos produtores e laticínios em manter o abastecimento.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.