CI

Queijo Minas se encaixa em critérios da Unesco

Em 2021, o Iphan modificou o título do bem cultural para Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal


Foto: Divulgação

 A 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, no Marrocos, foi encerrada no último sábado (03/12). A comitiva mineira estava lá, para a promoção dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA)bem cultural inscrito no Livro de Registro dos Saberes que deve ter a candidatura à Lista Representativa do Patrimônio da Humanidade apresentada ainda este mês. 

No último dia de encontro, a Unesco apresentou os critérios para a priorização de candidaturas, e o “bem cultural” dos mineiros requisitos exigidos. Dentre eles, o fato de o Brasil não ter apresentado candidatura de bens culturais no ciclo anterior e estar localizado em uma região, da América Latina e do Caribe, sub-representada na Lista representativa do patrimônio cultural imaterial da humanidade. 

Além do Governo de Minas, integraram a comitiva mineira, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Associação Mineira de Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo) e Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg). 

Em 2021, o Iphan modificou o título do bem cultural para Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal. O passo seguinte após a sessão realizada no Marrocos é a conclusão nas próximas semanas, do dossiê para a candidatura a patrimônio imaterial do queijo mineiro.  

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.