CI

Querência será o ponto de encontro dos produtores que participam do Soja Brasil

Começa nesta segunda-feira (26.09), em Querência, a segunda etapa da Caravana Soja Brasil em Mato Grosso.


Começou nesta segunda-feira (26.09), em Querência, a segunda etapa da Caravana Soja Brasil em Mato Grosso. Nas próximas duas semanas equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Aprosoja e de diversas outras empresas e entidades parceiras visitarão mais 10 municípios mato-grossenses.

O presidente do Sistema FAMATO/SENAR, Rui Prado explica que o projeto Soja Brasil é importante para mostrar a todo País a importância de Mato Grosso como um dos maiores produtores de grãos do mundo. "É um programa que, além de levar informações e conhecimento ao produtor, também abre espaço, na mídia, para discussões de assuntos, dificuldades e desafios de cada safra".

Otávio Celidonio, superintendente do SENAR-MT, acrescenta que, este ano, o projeto destaca a importância de ter um trabalho profissional na gestão das propriedades rurais. "Além de conhecimento e informações, o Soja Brasil também é o ponto de encontro e palco para troca de experiências".

O Soja Brasil é considerado a maior expedição por lavouras de soja já realizada no Brasil.  Assim que o plantio da oleaginosa começa, as equipes do SENAR-MT e parceiros colocam o pé na estrada para acompanhar todos os detalhes desde a preparação do solo até o último grão colhido.

Na safra 2016/2017, o Projeto Soja Brasil, acontece um pouco diferente dos anos anteriores, quando era realizado em duas etapas, sendo a primeira no final de novembro e começo de dezembro e a segunda em janeiro. Este ano o Soja Brasil acontece em uma só etapa em Mato Grosso, composta de quatro semanas, sendo três em setembro e a primeira de outubro.

Nas duas primeiras semanas a Carrega Brasil passou pelos municípios de Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Tapurah e Ipiranga do Norte, Ipiranga do Norte, Sinop e Nova Mutum. Já nesta segunda etapa, depois de Querência, a Carrega Brasil segue para os municípios de Gaúcha do Norte, Canarana, Água Boa, Nova Xavantina, Paranatinga, Primavera do Leste, Jaciara e Alto Garças.

As noites são reservadas para as palestras e o tema principal é Gestão de Propriedades Rurais. O primeiro assunto da noite ?Gestão de Índices, Custos e Resultados?. Já o segundo é ?A Sucessão nas Empresas Rurais Familiares?.

Já as manhãs são reservadas para as oficinas ministradas pelos instrutores credenciados junto ao SENAR-MT dentro da Carrega Brasil. O tema é implantação de indicadores de desempenho no controle do sistema de produção. Além disso, há também apresentações da Embrapa e de patrocinadores como a Basf e Yara.

Programação segunda etapa
3º SEMANA
Querência
26 de setembro (noite) e 27 de setembro (manhã)
Gaúcha do Norte
27 de setembro e 28 de setembro
Canarana
28 de setembro (noite) e 29 de setembro (manhã)
Água Boa
29 de setembro (noite) e 30 de setembro (manhã)
Nova Xavantina
30 de setembro (noite) e 01 de outubro (manhã)

4º SEMANA
Paranatinga
03 de outubro (noite) e 04 de outubro (manhã)
Primavera do Leste
04 de outubro (noite) e 05 de outubro (manhã)
Jaciara
05 de outubro (noite) e 06 de outubro (manhã)
Alto Garças
06 de outubro (noite) e 07 de outubro (manhã)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.