CI

Quinoa pode ser a chave para entender solos salinos

Para usar solos salinos, plantas naturalmente tolerantes ao sal, chamadas halófitas, são de grande interesse


Foto: Fabiano Marques Dourado/ Embrapa

Pesquisadores da Universidade de Würzburg, na Alemanha, determinaram como a planta de Quinoa remove o excesso de sal da terra. Isso pode ser o primeiro passo de um longo processo, até que os cientistas consigam desenvolver variedades de todas as plantas tolerantes a esse tipo de intempere. 

Para usar solos salinos, plantas naturalmente tolerantes ao sal, chamadas halófitas, são de grande interesse. A quinoa pseudo-cereal (Chenopodium quinoa) está entre eles. A quinoa é originária da região andina e se adapta a condições ambientais adversas. Na cordilheira da América do Sul, a planta semelhante a cereais tem sido usada como cultivo de alimentos há 7.000 anos.  

A quinoa, que é rica em minerais e vitaminas, retém o excesso de sal nas células, o que torna a planta tolerante às condições salinas. Esses locais de armazenamento final para o sal conectado à camada celular externam das folhas impedem o acúmulo de níveis tóxicos de cloreto de sódio (NaCl), também conhecido como sal de mesa, no tecido foliar. 

Liderada pelo professor Rainer Hedrich, da Universidade de Würzburg, uma equipe internacional de pesquisadores composta por cientistas de Munique, Gênova (Itália), Hobart (Austrália) e Xangai (China) e Riade (Arábia Saudita) descobriu o mecanismo molecular de como as céliulas armazenam sal. Eles publicaram seus resultados na revista Current Biology. 

Quando a quinoa é exposta a solos salinos, os íons sódio e cloreto viajam da raiz através do broto e saem para as bexigas de sal, onde são finalmente armazenados em vacúolos. No caminho para as bexigas de sal, os íons precisam superar várias barreiras de membrana. Isso é conseguido através do transporte de proteínas especializadas em íons sódio (Na +) e cloreto (Cl-). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.