Quinta-feira (23) tem avanço de frente fria
CI
Imagem: Pixabay
AGROTEMPO

Quinta-feira (23) tem avanço de frente fria

Há a possibilidade do retorno das chuvas bem distribuídas para a metade sul do sudeste
Por: -Eliza Maliszewski

Nesta quinta-feira (23/12) o avanço de uma frente fria pelo oceano e a presença do sistema de ventos em 10 km de altitude conhecido como Alta da Bolívia, favorecem o alinhamento das instabilidades em grande parte do território nacional. Assim, há a possibilidade do retorno das chuvas bem distribuídas para a metade sul do sudeste, inclusive com previsão de volumes expressivos em algumas áreas ao norte da região. As chuvas também ganham mais abrangência sobre o centro-oeste e nordeste do país, porém perdem intensidade na região norte. Ao sul, o avanço de uma área de alta pressão diminui as condições de chuvas, mantendo o tempo firme e ensolarado em grande parte dos estados.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte

As projeções indicam um aumento na irregularidade das chuvas sobre grande parte da região norte. Por outro lado, algumas localidades terão o aumento das chuvas, como no caso de RR e TO, sendo que ao sul do TO as instabilidades poderão ser localmente fortes e na forma de tempestades acompanhadas de muitos raios, vendavais e elevados volumes de chuva ocorrendo em curtos períodos de tempo. No decorrer do período, os volumes podem superar a marca dos 100 mm pontualmente. Contudo, sobre o AM e norte do PA a tendência é de que as chuvas ocorram de forma esparsa e com baixos volumes. 

Região Nordeste

As chuvas persistem sobre grande parte da metade sul da região, ganhando intensidade sobre alguns pontos do estado baiano. Um dos fatores que está contribuindo para o aumento dessas instabilidade é a presença de uma frente fria na costa do sudeste, assim existe uma melhor organização do corredor de umidade sobre a região. São esperadas chuvas bem distribuídas e com altos volumes na metade sul do MA e do PI, e em praticamente todo o estado da BA, com os maiores volumes sendo registrados na grande região de Jequié, superando os 50 mm no decorrer do dia. 

Região Centro-Oeste

As instabilidades aumentam sobre a metade norte da região, isso por conta do corredor de umidade formado pela atuação de uma frente fria na costa sudeste do país. Além disso, a Alta da Bolívia aliada ao forte calor e grande quantidade de umidade na região favorece a formação de nuvens carregadas em praticamente todas as áreas, com exceção apenas do extremo sul do MS. As chuvas registradas poderão superar a marca dos 70 mm ao norte do GO e em alguns pontos da parcela central do MT poderão superar os 50 mm, bem como ao norte do estado. Além disso, as projeções indicam um tempo mais encoberto sobre as áreas com maior probabilidade de chuva. 

Região Sudeste

Com o avanço de uma frente fria, as instabilidades poderão ficar mais organizadas sobre a região, desde o norte de SP até o norte de MG. A presença dessa frente fria também ajuda a canalizar a umidade de forma mais organizada sobre os estados, promovendo condições para chuvas volumosas sobre o norte de MG e norte do ES onde os valores poderão superar a marca dos 60 mm pontualmente, sobretudo ao norte do ES. Em algumas áreas da região central de MG, as chuvas podem superar a marca dos 30 mm e ocorrerem de forma bem distribuída. Apesar das condições serem favoráveis para instabilidades, a metade sul do estado de SP terá chuvas irregulares e com baixos volumes previstos. 

Região Sul

As instabilidades diminuem na região sul com o avanço de uma área de alta pressão, mantendo o tempo firme e com céu limpo em grande parte dos estados. Contudo, no leste de SC e leste do PR, os ventos oceânicos poderão manter uma maior variação de nebulosidade além da possibilidade de chuvas fracas, passageiras e isoladas. O amanhecer poderá ter temperaturas amenas, sobretudo nas regiões das serras de SC e RS

Veja os mapas destaques para hoje:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.