Quinta-feira começa a vacinação em MT
CI
Agronegócio

Quinta-feira começa a vacinação em MT

Por:
A Campanha Estadual de Vacinação Contra a Raiva Animal começa na quinta-feira (2). O período de vacinação de cães e gatos e vai até 30 de julho. A campanha vai garantir o controle da raiva em cães e gatos e a proteção da população humana contra a doença.


A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) é vacinar 637.449 animais, sendo 531.325 cães e 106.124 gatos. Foram disponibilizadas 680.000 doses da vacina, com orientação de utilização de uma seringa descartável para cada animal vacinado. Cerca de 2.500 pessoas estarão trabalhando diretamente nos 850 postos fixos de vacinação distribuídos nos 141 municípios.


A SES/MT recomenda aos municípios estratégias de vacinação de casa a casa, postos fixos e volantes e fazer a cobertura total nas áreas de risco. Alguns municípios optaram por transformar o feriado, de 1º de maio, no dia D da campanha, aproveitando as mobilizações em praças por conta das comemorações do Dia do Trabalhador. A população de cada município deve ficar atenta aos comunicados das secretarias municipais de Saúde anunciando os locais de vacinação.


DOENÇA – A raiva é uma doença infecciosa que afeta mamíferos e é causada por um vírus, que se instala e multiplica nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.