CI

Quinta-feira inicia com geadas

No mesmo dia, Região Central do país terá tempo seco e quente


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A quinta-feira (12/05) será marcada por baixas temperaturas sobre o sul do Brasil. Apesar do avanço dessa massa de ar polar, com possibilidade para formar geadas em alguns pontos, ainda não será este evento que levará o frio para o centro do país. Além das baixas temperaturas, o tempo será seco desde a região sul até a parcela mais central do MATOPIBA. 

Em algumas localidades do Brasil central, os termômetros podem registrar marcas superiores aos 35°C , com índices de umidade abaixo dos 20% nos horários mais críticos. Esta condição agrava a situação hídrica em algumas áreas produtoras, particularmente naquelas localidades que implementaram o milho no final da janela de plantio.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

O regime de chuvas sofre algumas alterações sobre a região norte. Essas instabilidades ficam concentradas entre o oeste e norte da região. Parte da metade sul terá um tempo mais seco. Ao passo que no estado de RO e metade leste do AM, as chuvas ficam mais fracas e esparsas. O tempo seco se intensifica sobre o TO, mantendo baixos índices de umidade nos horários mais críticos. 

Região Nordeste

Há uma diminuição dos volumes de chuvas sobre grande parte da região. A tendência é de que as chuvas continuem sobre a faixa norte do nordeste, mas ainda assim com volumes inferiores aos registros anteriores. As chuvas se concentram sobre o norte do PI e norte do MA, com marcas que podem se aproximar dos 20 mm nas áreas mais chuvosas. Mas, o tempo fica seco sobre a metade sul do PI, sul do MA e todo estado da BA. Há alertas em relação à baixa umidade sobre o oeste e sul da BA. 

Região Centro-Oeste

A presença de uma massa de ar mais seco domina toda a região. Apesar disso, o amanhecer poderá ter temperaturas amenas no sul do MS, seguindo uma gradativa elevação no decorrer do dia. Os termômetros também registram valores elevados sobre o MT e GO, além de índices de umidade abaixo dos 20% nos horários mais críticos. Essa combinação de calor e baixa umidade, intensifica a perda de água pelas plantas e do solo.

Região Sudeste

Mesmo com o deslocamento da frente fria para o oceano, algumas instabilidade ainda atingem a região. Contudo, as chuvas ficarão restritas ao litoral paulista e sul do RJ. Sobre o sul de MG, a umidade também poderá influenciar, sobretudo na forma de uma maior variação de nebulosidade. Entre o oeste de SP até o norte de MG, o predomínio é de tempo seco, inclusive com áreas onde a umidade fica abaixo dos 20%. 

Região Sul

Com o avanço da frente fria para o oceano, uma nova massa de ar polar consegue invadir o país pela região sul. As temperaturas mais baixas serão registradas no sul do RS, sendo inferiores aos 5°C. Além disso, há potencial para geadas no sul do RS, meio oeste de SC e sul do PR. Entretanto os eventos serão pontuais e de fraca intensidade. Algumas instabilidades ainda poderão surgir no litoral do PR, mas com volumes abaixo dos 5 mm no decorrer do dia. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Máxima





 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.