CI

Quinta-feira segue com atuação da frente fria

Chuvas podem ser constantes e trazer volumes expressivos


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A quinta-feira (02/06) ainda terá a forte atuação da frente fria sobre o sul do país. Essa frente fria segue estacionada na região, promovendo chuvas constantes que poderão resultar em acumulados significativos ao longo do período.

No extremo sul do país, ainda há condições para formação de geadas no amanhecer e na próxima madrugada. Porém, as geadas serão mais pontuais e fracas, sem trazer algum risco significativo. 

Sobre a região norte e nordeste, as chuvas persistem sobre as áreas que já vêm registrando instabilidades mais recorrentes. No entanto, a tendência é de que essas chuvas fiquem com uma distribuição mais irregular e com menores volumes.

Já na parcela central do país, a massa de ar seco domina o tempo, provocando uma elevação nas temperaturas - principalmente à tarde - e uma diminuição nos índices de umidade relativa do ar. Essa condição acelera a perda de água no solo e nas plantas. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades ganham mais abrangência em relação ao dia anterior. Porém a distribuição dessas chuvas terá uma maior irregularidade, além de uma perspectiva de menores volumes. O tempo ainda prevalece seco sobre a metade sul do TO e sul de RO. 

Região Nordeste

O padrão das chuvas persiste sobre a região e há inclusive um aumento nas instabilidades na faixa norte do nordeste. Mesmo assim, no decorrer do dia, há mais condições para aberturas de sol, além da previsão indicar volumes inferiores aos registrados nos últimos dias. Essas instabilidades se estendem desde o Recôncavo Baiano até a metade norte do MA. Sendo que é ao norte do MA que se concentra a previsão dos maiores volumes, superando os 30 mm no decorrer do dia. O tempo será seco no sul do MA, sul do PI até o oeste e sul da BA. 

Região Centro-Oeste

O domínio da massa de ar seco mantém o tempo firme em praticamente todas as áreas da região. Entretanto, no extremo sul do MS, as instabilidades associadas a presença de uma frente fria ao sul, garante o padrão das chuvas. No extremo norte do MT, o forte fator termodinâmico (calor e umidade) pode provocar algumas pancadas de chuva isoladas e passageiras, mas sem grandes expectativas em relação aos volumes. Nas demais áreas, o tempo será seco e quente, com alertas em relação aos baixos índices de umidade sobre o leste do MT e GO.

Região Sudeste

As instabilidades diminuem na região, isso devido ao deslocamento da frente fria em direção ao sul. Assim, as chuvas se concentram no extremo sul do estado de SP, com volumes que variam entre 10 e 20 mm no Vale do Ribeira. O tempo seco prevalece, no oeste e norte de SP, até o extremo norte de MG. Sobre o RJ e ES, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade, mas poucas condições para chuvas. Em MG, além das temperaturas mais elevadas no período da tarde, os índices de umidades do ar podem atingir níveis abaixo dos 20% nos horários mais críticos, trazendo uma continuidade na perda de água do solo.

Região Sul

A permanência da frente fria mantém o padrão de chuvas sobre a metade norte da região. Essas chuvas podem ser volumosas e persistentes, gerando acumulados elevados ao longo do período sobre o norte de SC  e sul do PR. As instabilidades também podem surgir ao norte do RS, mas a tendência é de apenas um maior aumento na nebulosidade. As temperaturas ainda continuam baixas, especialmente no período da manhã e noite, com possibilidade da formação de geadas sobre o sul e leste do RS. Durante a tarde, a temperatura também será baixa, mantendo o dia com bastante características de inverno.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Máxima

Temperatura Mínima

Condições para Geadas

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.