CI

Quinta-feira será marcada por declínio de temperatura

Avanço da massa de ar polar derruba as temperaturas no Sul


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

O grande destaque desta quinta-feira (14/04) será o avanço da massa de ar polar pelo centro-sul do país. As temperaturas entram em declínio já pela madrugada no extremo sul do país e a tendência é de uma noite mais fria do que o amanhecer. 

Ainda durante a quinta, os termômetros marcarão temperaturas mínimas abaixo dos 5°C, sobretudo nas regiões serranas. Entretanto, diversas localidades vão ter marcas abaixo dos 10°C.

A quinta-feira será o início dessa onda de frio e as projeções mostram o avanço do ar polar ao longo do final de semana para as áreas mais centrais do país.  A perspectiva é de que sexta-feira seja o dia mais frio do ano até o momento, nas áreas da região sul. 

Outro evento importante nesta quinta são as chuvas, grande parte do país terá instabilidades ao longo do dia. Isso ocorre devido à influência da frente fria sobre o território nacional.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

De maneira geral, as instabilidades ganham corpo sobre a região norte. Além das projeções indicarem volumes mais altos do que os registrados no dia anterior, as chuvas terão uma melhor distribuição. Em praticamente todos os estados há regiões que poderão registrar volumes acima dos 30 mm, com destaque para as regiões de Parintins e Ariquemes que podem ter registros acima dos 40 mm.

Região Nordeste

A presença de um cavado - região alongada de baixa pressão - promove as condições de chuvas em partes da região. Apesar disso, boa parte do leste do nordeste terá um padrão de tempo mais seco. Os maiores volumes podem ser registrados nas grandes regiões de Barreiras, Alto Médio Gurguéia e Gerais de Balsas. Nestas áreas os volumes podem superar a marca dos 25 mm no decorrer do dia. Entre o nordeste da BA, SE e AL, o destaque será as temperaturas elevadas, superando os 35°C no período da tarde. 

Região Centro-Oeste

A presença da frente fria sobre a região mantém um corredor de umidade que eleva o potencial das chuvas no centro-oeste. Estas chuvas podem ser volumosas em Aripuanã, no noroeste do MT, com volumes que superam os 30 mm ao longo do dia. No Sudoeste de Goiás as chuvas podem somar até 20 mm, um valor expressivo para a época do ano. Contudo, a tendência é de que o tempo começa a firmar entre o sul e oeste do MS, devido à aproximação da massa de ar polar. Deste modo, nesta quinta, as temperaturas entram em um gradual declínio.

Região Sudeste

A frente fria atua de forma mais significativa nesta quinta-feira, provocando chuvas em praticamente todas as áreas da região sudeste. Os volumes podem ser expressivos na costa da região, devido à influência da umidade oceânica. Os volumes podem ser significativos em Caraguatatuba e Macaé, com marcas superando os 30 mm. Já em  Juiz de Fora e Cachoeiro de Itapemirim as projeções indicam volumes próximos dos 20 mm. A tendência é de um tempo mais fechado na faixa central de MG, mas com instabilidades irregulares. Em relação às temperaturas, há um alívio no forte calor, mas ainda não teremos a atuação da massa de ar polar de forma expressiva. 

Região Sul

O grande destaque da região será a forte presença da massa de ar polar. Em uma grande região dos estados do sul, as temperaturas mínimas do dia serão registradas no final do período. Ou seja, teremos uma noite mais fria do que o amanhecer. Nas regiões mais altas como nas serras do norte do RS e SC os termômetros poderão atingir marcas abaixo de 5°C no anoitecer. Ainda chove no leste do PR, leste de SC e nordeste do RS, entretanto os volumes esperados são baixos na maioria das localidades. Porém na grande região de Paranaguá, as projeções indicam chuvas de até 30 mm. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima



 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.