CI

Quinta-feira terá influência de frente fria

Veja a previsão completa para sua região


Foto: Arquivo

Esta quinta-feira (12/08), seguimos com a influência da frente fria sobre a região sul do Brasil, incluindo alguns pontos do litoral sul da região sudeste. Aliás, em algumas localidades da região sul, os volumes podem ser expressivos no decorrer do dia. Na região norte do país, as chuvas também apresentam um relativo avanço, se comparadas aos últimos dias, sobretudo no oeste da região. Nas demais localidades do Brasil o tempo segue seco e com temperaturas elevadas, particularmente, nas áreas mais centrais.

Na sexta-feira (13/08) as instabilidades tropicais associadas a combinação de calor e umidade, fortalecidas também pelos ventos de altos níveis, seguirão concentradas no norte do continente. Sobre pontos do centro-norte do AM, em RR, no AP e no norte e litoral e noroeste do MA ocorrerão pancadas de chuva, mas que não deverão ser de forte intensidade e nem gerar acumulados expressivos, no entanto na região litorânea e no nordeste do PA, no litoral norte e no noroeste do MA e no sul do AP as pancadas de chuva deverão ocorrer de forma intensa e isolada. Na maior parte do Brasil, a massa de ar seco característica desta época do ano favorece a manutenção das condições de tempo firme, seco e quente. Na região sul as instabilidades remanescentes da frente fria e o suporte de umidade marítima em direção à costa da região, contribuirão para acumulados de chuvas significativas em algumas localidades. Esta condição será observada desde o sudoeste ao leste e litoral do PR e do norte ao litoral norte de SC, sendo que em várias localidades do sul do PR e do planalto norte ao nordeste de SC os eventos de chuvas serão mais concentrado, podendo provocar acumulados superiores aos 50 mm pontualmente, assim como no litoral sul de SP, que também terá condição para esse tipo de evento significativo.

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As chuvas apresentam um avanço na região de atuação, apesar dos baixos volumes previstos, a área onde poderá ocorrer alguma chuva nesta quinta-feira se estende até a metade do estado do AM, além do padrão já persistente de chuvas sobre RR, AP e norte do PA. Algumas projeções apontam para temporais com volumes expressivos em um curto período de tempo ao norte do AM e extremo norte do estado do AC. Porém, na metade sul do estado do AM, sul do PA, RO e TO o tempo prevalece seco e com temperaturas elevadas. Em alguns pontos do estado do TO e sul do AM, os termômetros poderão se aproximar dos 40°C com índices de umidade do ar abaixo dos 20%.

Região Nordeste
Os ventos que sopram do quadrante leste, favorecem o transporte de umidade do mar em direção à costa leste da região. Porém não há perspectivas para chuvas com volumes elevados nesta área. No entanto, ao norte do estado do MA e interior do CE as instabilidades de altitude, somadas com a umidade disponível, favorecem a formação de nuvens carregadas, dando condições para chuvas na forma de temporais que poderão ocorrer em um curto período de tempo e de maneira mal distribuída. No interior da região o padrão do tempo continua seco e quente.

Região Centro-Oeste
O amanhecer desta quinta-feira será ameno no oeste do MS e sudoeste do MT, devido à incursão do ar frio da massa de ar polar que está atuando sobre a região sul do país. Porém essas temperaturas ficarão próximas dos 13°C nessas localidades, ou seja, o frio não será intenso. Ao sul do MS o dia terá uma maior cobertura de nuvens, mas sem perspectivas de chuvas na região, ao passo que entre a metade norte do estado, MT, GO e DF o tempo segue com o predomínio de sol, temperaturas elevadas e índices de umidade relativa do ar abaixo de 20%, podendo atingir patamares críticos ao norte do GO. 

Região Sudeste
A frente fria manterá o dia bastante nublado ao sul do estado de SP, litoral paulista e sul fluminense. No entanto, as projeções não indicam volumes significativos de chuva na região , ficando abaixo dos 20 mm nos pontos com maiores volumes ao sul de SP. No oeste de SP, triângulo e oeste mineiro, a tarde será marcada pelo tempo seco e temperaturas acima dos 30°C.

Região Sul
O amanhecer desta quinta será a manhã mais fria prevista na atuação dessa massa de ar polar. Além disso, ao sul do estado gaúcho, com as condições de céu limpo, vento calmo e temperaturas baixas, há uma alta probabilidade de para a formação de geadas sobre uma área significativa do estado. Inclusive em algumas localidades os termômetros registrarão temperaturas negativas, como na grande região de Pelotas, ao sul do estado. A frente fria continuará atuando de forma expressiva sobre SC e PR, podendo provocar acumulados superiores aos 30 mm no decorrer do dia. Contudo, ao norte do estado do PR o dia terá uma maior presença de nebulosidade, mas sem grandes condições para chuvas.

Veja os mapas destaques

Chuva:

Temperatura máxima

Temperatura mínima

Geadas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.