CI

Raça Holandesa tem programação definida para a Fenasul Expoleite

Gadolando terá concurso leiteiro com o banho de leite, julgamentos e homenagens aos destaques da raça


Foto: Divulgação

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) apresentou sua programação para a Fenasul Expoleite 2022, que ocorrerá de 18 a 22 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Além do já tradicional concurso leiteiro que culmina com o banho de leite e do julgamento da raça Holandesa, a feira também será palco de homenagem aos destaques do gado holandês.

Segundo o presidente da Gadolando, Marcos Tang, a organização está bastante otimista com o evento deste ano. No caso da Expoleite, que chega à sua 43ª edição, ela mostra a tradição desta exposição que nasceu lá atrás, quando os produtores de leite entenderam que uma feira de outono seria bastante atrativa, uma vez que este evento poderia focar no setor leiteiro. "É uma boa oportunidade para não só mostrarmos nossos animais mas também para discutirmos o setor como um todo, como atividade econômica, as dificuldades que se produziram por estes três anos de estiagem”, destaca.

Tang reforça que é muito importante a participação dos criadores nos concursos que são muito tradicionais como o concurso leiteiro, que mostra aquelas vacas que naquele momento chegam melhor entre todos os exemplares da raça Holandesa, reconhecidos pela produção de leite. "Uma campeã de concurso leiteiro tem que produzir muito, comer bem, não adoecer e fazer isso todo o dia. Ela precisa ter qualidade, genética, conformação e temperamento", observa.

O presidente da Gadolando ressalta também as classificações morfológicas que são o momento alto da exposição. "As exposições, mesmo sem o volume alto de negócios, se tornam um momento de confraternização, troca de ideias e experiências. Ali é que o produtor encontra outros produtores que fazem a mesma coisa que eles e trocam informações a respeito de genética, manejo e até medicações. É encostar em alguém que está fazendo algo interessante e conversar com ela. Isto não tem valor", afirma.

O dirigente explica também que este é um momento para o público urbano conhecer o trabalho no campo com maior tranquilidade e de forma gratuita, já que a Fenasul Expoleite tem entrada franca. Tang também frisa o apoio de entidades que ajudam a Gadolando na construção da feira como o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, a Farsul, a Febrac, o município de Esteio, além da integração nos últimos tempos de outras instituições como a ABCCC, Federação Gaúcha de Laço, Associação dos Criadores de Mangalarga, AGCA, Agptea, Simers, entre outras que também estão se programando para a feira.

O evento, que chega à 43ª edição da Expoleite e 16ª edição da Fenasul, também terá a participação de outras entidades que estão organizando suas programações. Entre as atividades estão previstas um rodeio, classificatória ao Freio de Ouro, feira de terneiros, multifeira de Esteio, reuniões, seminários técnicos, entre outros eventos dos promotores e parceiros da exposição.

Confira a programação

16 de maio de 2022 (Segunda-Feira)
08h – Início entrada dos animais

17 de maio de 2022 (Terça-Feira)
18h – Fim entrada dos animais para o concurso leiteiro

18 de maio de 2022 (Quarta-Feira)
06h – 1ª ordenha concurso leiteiro
11h – Assembleia Geral Ordinária
Eleições Diretoria
12h – Fim entrada dos animais exposição
14h – 2ª Ordenha concurso leiteiro
22h – 3ª Ordenha concurso leiteiro

19 de maio de 2022 (Quinta-feira)
06h – 4ª Ordenha concurso leiteiro
10h – Abertura Oficial da 43ª Expoleite – 16ª Fenasul
14h – 5ª Ordenha concurso leiteiro
16h – Banho de Leite

20 de maio de 2022 (Sexta-feira)
14h – Julgamento de classificação
Machos e Fêmeas Jovens
19h – Galeria das Campeãs - Quadro Grande Campeã Expointer/2021

21 de maio de 2022 (Sábado)
14h – Julgamento de classificação
Fêmeas, Conjuntos e Grande Campeonato.
19h – Entrega de prêmios da Raça Holandesa Expoleite 2022 e Posse Nova Diretoria – Biênio 2022-2024

22 de maio de 2022 (Domingo)
11h – Desfile dos campeões
13h – Almoço Destaques Fenasul Expoleite 2022
17h – Encerramento e saída dos animais

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.