CI

Raça Montana cria associação internacional

O plantel atual é 10 mil matrizes e são comercializados 800 touros com CEIP


Foto: Divulgação

Os produtores da raça Montana se reuniram em uma Associação Internacional no final de setembro e agora começam as atividades. São oito associados no Programa Montana, que trabalha o melhoramento genético da raça. O plantel atual é 10 mil matrizes e são comercializados 800 touros com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), por ano.

O objetivo é democratizar a raça, compartilhar informações genéticas e atrair novos sócios. Além da seleção de touros CEIP, a associação passa a prestar serviços de avaliação genética e acasalamento dirigido para os projetos pecuários que desejam apenas selecionar a raça, sem produção e venda de touros. Atualmente, o banco de dados de bovinos cruzados e compostos Montana conta com cerca de 390 mil animais avaliados à desmama, o que o torna o maior do mundo. 

O gado de pelagem vermelha resulta de cruzamento entre várias raças, de quatro grupos diferentes: zebuínos, adaptados, britânicos e continentais. Tem seu melhoramento trabalhado no Brasil desde a década de 1990. Entre as característica estão o ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual e uma maior resistência ao carrapato. O Montana se apresenta como uma das melhores alternativas para acertar no cruzamento de maneira simples e rentável.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.