Ração a base de arroz ajuda na nutrição animal e escoamento da produção
CI
Agronegócio

Ração a base de arroz ajuda na nutrição animal e escoamento da produção

Já está confirmada por pesquisas existentes a possibilidade de entrar na composição da ração de suínos e aves
Por: -Joana
Em algumas regiões da Ásia o consumo de arroz é tão popular, que as pessoas costumam se cumprimentar dizendo: “Você já comeu o seu arroz hoje?”, o equivalente ao nosso “Tudo bem?”. Segundo o colunista da Agrolink, eng. Agrônomo José Nei Telesca Barbosa, no Brasil, o arroz já teve um consumo mais elevado, “sendo que a maioria das famílias da minha geração foi criada com o saboroso ‘arroz com feijão’.”


No entanto, nestes últimos anos, o Brasil desenvolveu um crescimento econômico de tal forma que resultou em um significativo aumento na renda das famílias. Com maior poder aquisitivo, as pessoas alteraram uma série de hábitos fazendo com que o consumo do arroz decrescesse significativamente. Não bastasse isso, muito se aprimorou as técnicas de cultivo do arroz e pouco foram trabalhadas alternativas de consumo, o que resultou num grande excedente de produção.


No município de Dom Pedrito-RS, região com pequena produção de milho, um produtor de arroz e pecuarista, para atender compromisso de entrega de animais prontos em um período que a região atravessava forte estiagem, resolveu racionar seus animais com uma dieta composta com arroz em casca.


De acordo com Barbosa, além do uso do arroz para a alimentação de bovinos, já está confirmada por pesquisas existentes a possibilidade de entrar na composição da ração de suínos e aves.

E o seu boi já comeu arroz hoje?

Para saber mais sobre este assunto, veja a coluna completa de José Nei Telesca Barbosa.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.