CI

Radar pode detectar fogo no pantanal

Equipamento coleta informações e imagens em tempo real


Foto: Pixabay

Um grupo de pesquisadores de Sinop, que já contam com a colaboração científica da Universidade de Pepperdine (Califórnia-Estados Unidos), além do México, Namíbia e Quênia, estão desenvolvendo uma rede de informações capaz de mapear as alterações climáticas e apontar, em tempo real, princípios de incêndio, mesmo nas regiões mais longínquas do Pantanal Mato-grossense. 

Além disso, as características permitem que o dispositivo seja capaz de monitorar os focos de incêndio em tempo real. A ideia é instalar esses aparelhos de modo a cobrir toda a área do Pantanal. “Este aparelho já passou pela fase de teste. Agora a AMEA, busca recursos para viabilizar a implantação. A intenção é que este aparelho já esteja em funcionamento a partir do mês de julho deste ano, período em que as queimadas se intensificam. Mas que tudo depende do apoio financeiro”, revelou Agnéia Siqueira, que é presidente da Associação Mato-Grossense de Educação Ambiental (AMEA). 

Em relação ao funcionamento, o equipamento desenvolvido pela AMEA coleta informações e imagens em tempo real. Para viabilizar o projeto a associação busca um aporte de R$ 3 milhões. A maior parte desse dinheiro financiaria a instalação das torres e dos equipamentos de monitoramento. Fundos ambientais, grandes grupos e até mesmo estrelas do Esporte estão sendo contatados pela AMEA na tentativa de conseguir o recurso. “A AMEA procurou o Corpo de Bombeiros para saber da viabilidade desse projeto. Recebemos respaldo da corporação”, afirmou Agnéia. 

Segundo ela, o propósito da associação, e também desse projeto, é a difusão da educação ambiental, para Mato Grosso, Brasil e o mundo. “Estabelecemos uma parceria com os Pós Doutores Arquimedes Luciano e Ana Paula Giacomassi, além ainda do professor Eric R. Hamilton, também PhD”, revela a presidente da AMEA. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.