CI

Radiação solar no arroz é satisfatória no RS

A radiação solar é um dos fatores mais importantes para alta produtividade


Foto: Juliana Pedrazzi

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou nesta sexta-feira (12) boletins informativos sobre a radiação solar no Rio Grande do Sul (RS) referentes aos últimos três meses (dezembro, janeiro e fevereiro). 

Dentre as variáveis meteorológicas que influenciam na cultura do arroz, a radiação solar é um dos fatores mais importantes para se obter uma alta produtividade. Outros elementos climáticos importantes, também, para o desenvolvimento da cultura, são a temperatura do ar, precipitação pluvial, fotoperíodo, dentre outras. Nos relatórios, são calculadas as anomalias climáticas a fim de descobrir se os índices de radiação ficaram acima ou abaixo da média. Radiação acima da média proporciona boas produtividades. Abaixo da média, a tendência é de diminuição na produtividade.

O período de dezembro a janeiro possui, climatologicamente, os maiores acumulados mensais de radiação solar, por isso a importância da época de semeadura no momento adequado, pois a fase reprodutiva do arroz coincidirá com os meses de maior radiação solar. Em dezembro a radiação foi favorável ao arroz irrigado. A La Ninã favorece a maior radiação por apresentar episódios de menos chuvas. Em janeiro as chuvas voltaram e o terceiro decêndio teve radiação abaixo da média, justamente quando 80% das lavouras estavam em fase reprodutiva.

Em fevereiro, de modo geral, com exceção da Zona Sul, todas as regiões do Estado tiveram radiação solar mensal acima da média, tornando-se favorável ao desenvolvimento da cultura do arroz. 

Mesmo assim, a média mensal da radiação solar na Metade Sul foi menor que em fevereiro de 2020, quando registraram 14,3% superior à Normal Climatológica. Já em fevereiro de 2021, a radiação solar foi 5,7% superior à Normal Climatológica.  Estes valores mostram que, em termos de radiação solar, as condições desta safra não foram tão boas quanto as da safra anterior. 

Os relatórios foram elaborados pela meteorologista Jossana Ceolin Cera, consultora do Irga. Atualmente a colheita de arroz no Rio Grande do Sul alcança 17%, com 168.026 hectares dos 944.841 ha semeados nesta safra colhidos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.