CI

Radiografia da Suinocultura Brasileira é apresentada em um estudo inédito

Material condensa, de forma detalhada, as dimensões do setor


Material condensa, de forma detalhada, as dimensões do setor

A suinocultura brasileira se mostra como um negócio promissor no país, graças aos investimentos em tecnologia, na melhoria do produto final e no aumento de consumo. No Brasil, a estimativa é que a produção de 2016 cresça 14% em relação a 2011, chegando a 3,8 milhões de toneladas. As exportações deverão atingir um valor recorde neste ano, aproximadamente 700 mil toneladas. 

Em 2015 a atividade registrou o Produto Interno Bruto (PIB) de R$62,57 bilhões e gerou 1 milhão de empregos diretos e indiretos em todos o Brasil. O país registrou um plantel produtivo de mais de 1,7 milhão de matrizes. De acordo com o sistema de produção, a suinocultura independente representa 38% da atividade, cooperativas 23% e integração 39%.

Todos estes dados foram apresentados pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) durante o lançamento do Mapeamento da Suinocultura Brasileira, que aconteceu no dia 29 de novembro, em São Paulo. O levantamento sistêmico foi condensado em um livro que, baseado nos dados de 2015, apresenta o real tamanho, importância econômica e social desta cadeia para o pais.

Na publicação é apresentado números atualizados sobre a produção e o consumo de carne suína no Brasil e no mundo, além de uma rica descrição de toda a cadeia – a estimativa do número de granjas por tipo e por estado da federação, a relevância de cada sistema de produção, o fluxo financeiro entre os elos do setor, empregos diretos e indiretos, impostos pagos e Produto Interno Bruto (PIB) da cadeia entre outros.

Robson Gomes, gerente de produtos da MSD Saúde Animal, afirma que este estudo mostra o tamanho da importância da suinocultura no Brasil e seu potencial. ”O mapeamento da suinocultura brasileira nos ajudará a definir planos estratégicos para a MSD Saúde Animal no Brasil e será referência pelo alto nível de informações apresentadas neste trabalho, finaliza.

O livro Mapeamento da Suinocultura estará disponível para acesso de forma gratuita no site www.abcs.org.br na abra Materiais ABCS, a partir do dia 01 de dezembro de 2016.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.