CI

Rally da Pecuária chega ao Tocantins e Pará

Expedição técnica volta a campo em cenário de turbulência para a cadeia produtiva


O Tocantins será o ponto de partida da Equipe 3 do Rally da Pecuária 2017, maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras. As equipes retomam as atividades de campo após uma semana de baixa movimentação do mercado. “Estamos reavaliando o cenário da pecuária de corte e revendo projeções que divulgaremos posteriormente aos produtores, inclusive aos que participaram das duas primeiras etapas do Rally”, afirma Maurício Palma Nogueira, coordenador da expedição.

Os técnicos chegam a Palmas nesta terça-feira, dia 30, quando realizam o evento “Produtividade e Eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência”. (informações abaixo). Na quarta, os técnicos seguirão para Redenção, no Sudeste do Pará, onde visitarão produtores e avaliarão propriedades, finalizando o trecho no Estado na quinta-feira com novo evento. Depois disso, a Equipe 3 irá para as regiões Nordeste e Médio-Norte do Mato Grosso, visitando, entre outros municípios, Vila Rica, Canarana e Sinop.

O Rally da Pecuária 2017 teve início em 08 de maio no Rio Grande do Sul, com a Equipe 1. Na sequência, a partir do dia 14, a Equipe 2 percorreu o Oeste e Norte do Paraná, o Oeste de São Paulo e chegou ao Triângulo Mineiro. Nesse percurso, os técnicos realizaram quatro eventos oficiais e seis oficinas de produtividade.

Logística e metodologia
O Rally acontecerá até 18 de agosto, levando a campo 7 equipes que percorrerão cerca de 70 mil quilômetros em 11 estados responsáveis por 86% da produção de carne e 82% do rebanho nacional - Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre.

Para coletar informações, as equipes utilizam levantamentos qualitativos pelo contato direto com produtores e lideranças regionais, e quantitativos, por meio de amostragem de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, estimativa de confinamento, sistema de gestão e produção permitindo uma avaliação consistente das produções e realidades regionais.
 
Estratégia em campo
Nesta edição, serão realizados 12 eventos para produtores e profissionais do setor e 10 “oficinas da produtividade”. O Rally da Pecuária inovará no formato dos eventos e profissionais da Agroconsult e das empresas patrocinadoras irão interagir com o público presente, formado por produtores e técnicos do setor, para gerar debate sob o tema “Produtividade e eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência”. Estatísticas e análises dos dados levantados das últimas edições indicam tendências preocupantes para os players do mercado pecuário. Essas tendências, e as melhores alternativas para os produtores se anteciparem a elas, serão exploradas também ao longo dos eventos.

Outra novidade é a apresentação de análises econômicas que, pela primeira vez, serão exclusivamente elaboradas a partir dos dados do público entrevistado em anos anteriores. O grau de democratização das informações geradas pelo projeto será bem maior, com análises inéditas.

A expedição é organizada pela Agroconsult e patrocinada por Banco Santander, Boehringer Ingelheim Saúde Animal, Dow AgroSciences, DSM/Tortuga, Fertilizantes Heringer, JBS, Phibro Animal Health e Volkswagen, com apoio da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Agrosatélite, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável).

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria e https://www.facebook.com/rallydapecuaria/
 
Evento técnico “Produtividade e eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência”
Em Palmas/TO
Data: 30 de maio, às 19h
Local: Colonial Eventos                                         
Endereço: Quadra 210 Sul, Alameda 1 LT. 13, Plano Diretor Sul
Inscrições: [email protected]
 
Em Redenção/PA:
Data: 01 de junho, às 19h
Local: Sindicato Rural de Redenção (Tatersal)
Endereço: Avenida Brasil, 350, Jardim Cumaru
Inscrições: [email protected]
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.