CI

Rally da Safra estima produção recorde de grãos

Levantamento estima produção de 58,46 milhões de toneladas de soja


Após percorrer 29 mil quilômetros, visitar 109 pólos agrícolas e avaliar mais de mil lavouras de soja, milho e algodão durante 26 dias, o Rally da Safra 2007, expedição técnica realizada pela Agroconsult, chega ao final e prevê que o Brasil terá uma safra recorde de grãos, tanto de soja, quanto de milho. O relatório foi entregue na tarde dessa quinta-feira (29-03) ao Ministério da Agricultura em evento na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F).

A safra de soja deve ser de 58,46 milhões de toneladas, um aumento de 11,1% em relação à produção anterior. A safra de milho será 18,5% maior, com 37,69 milhões de toneladas produzidas. A estimativa é de que a safra brasileira de grãos será de 133,66 milhões de toneladas, 11,4% maior que a safra 2005/06, que foi de 119,96 milhões de toneladas.

Segundo André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra, os resultados foram melhores que as expectativas iniciais. Não houve registro relevante de quebra de safra nos 13 maiores estados produtores visitados pelo Rally, responsáveis por 99% da produção de soja e 93% da safra de milho brasileira.

Apesar dos resultados positivos no que diz respeito à produção, o relatório também aponta os graves problemas de endividamento decorrentes da crise agrícola de 2005/2006, a caótica logística de armazenagem e escoamento de grãos e a preocupação dos produtores com a nova rodada de elevação de custos dos insumos agrícolas.

O Rally da Safra é o maior levantamento privado do país sobre a safra de grãos e envolveu mais de 70 técnicos em sua quarta edição. O Ministério da Agricultura, após receber os dados, irá confrontá-los com os levantamentos oficiais.

O Rally da Safra é patrocinado por Banco do Brasil, Bunge, New Holland, Petrobras e Syngenta, além de contar com apoio da Toyota do Brasil, Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), Embrapa, Fundação Agrisus, Impar Consultoria Agrícola, Santiago & Cintra e Gehaka. As informações são da assessoria de imprensa da Agroconsult.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.