CI

Rally faz diagnóstico da safra brasileira de grãos


Uma expedição com duas equipes formadas por agrônomos e técnicos percorrerá os principais pólos agrícolas do Brasil para avaliar as condições da safra brasileira de grãos em 2005. A segunda edição do Rally da Safra, com largada no próximo dia 21 e encerramento em 15 de abril, levantará informações importantes sobre as culturas de soja, milho, arroz, feijão e algodão e sobre a infra-estrutura para o escoamento da produção. A produção de mamona para biodiesel, no estado do Piauí, e a produção de frutas e vinhos no Vale do São Francisco, na Bahia e Pernambuco, serão as experiências de agricultura familiar visitadas pelo Rally.

O Rally da Safra é um projeto da Agroconsult, empresa de consultoria em agronegócio, que conta com o patrocínio de Dow AgroSciences, Kepler Weber, Bunge Fertilizantes, New Holland e Banco do Brasil. O apoio é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), BB Seguro Auto, Toyota e Fundação Agrisus.

A expedição percorrerá cerca de 20 mil quilômetros, passando por 50 pólos de produção divididos entre os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal. Serão realizados 87 visitas a produtores rurais e 21 eventos noturnos nas principais regiões agrícolas, com palestras sobre as perspectivas do mercado de grãos em 2005. A expectativa é de que mais de 5 mil produtores rurais participem dos eventos.

Nesta edição do Rally da Safra, foram traçadas quatro rotas, percorridas por duas equipes em duas etapas – Campo Grande (MS) a Rio Grande (RS); Brasília (DF) a Sapezal (MT); Cuiabá (MT) a Petrolina (PE); e São Paulo (SP) a Barreiras (BA). O roteiro foi pensado de tal forma que as equipes possam explorar os principais pólos nacionais e regionais de produção de grãos, evitando repetir as propriedades visitadas no ano passado.

As equipes dedicarão de um a três dias da viagem para cada pólo selecionado. “Das 87 propriedades visitadas este ano, apenas quatro foram pesquisadas na primeira edição. Nosso objetivo é abranger todas as regiões importantes do país, respeitando o calendário agrícola de cada uma”, explica o engenheiro agrônomo, André Pessô, sócio-diretor da Agroconsult.

Nas visitas aos produtores, a equipe do Rally levantará informações como incidência de chuvas, sanidade da lavoura, uso ou não de transgênicos, expectativa de produção, área plantada, plantio de safrinha, tipo de adubação, etc. Tanto o questionário quanto a forma de aplicação será os mesmos em todas as propriedades, possibilitando uniformidade no levantamento dos dados. “Vamos trazer para o mercado informações atualizadas do que acontece no campo quase em tempo real”, diz Pessôa. As informações sobre o Rally podem ser acompanhadas no site www.rallydasafra.com.br

Os dados levantados durante o Rally serão finalizados logo após o encerramento e apresentados em três momentos diferentes: durante o Agrishow de Rondonópolis no dia 19 de abril; na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília, no dia 26 de abril; e no Agrishow de Ribeirão Preto, no dia 19 de maio.

Roteiro:

- Campo Grande (MS) a Rio Grande (RS)

Data: 21/02 a 12/03

Municípios visitados: Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí, Cascavel, Campo Mourão, Londrina, Apucarana, Mauá da Serra, Ponta Grossa, Curitiba, Guarapuava, Pato Branco, Chapecó, Campos Novos, Passo Fundo, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Santa Maria, São Gabriel, Bagé, Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre.

- Brasília (DF) a Sapezal (MT)

Data: 22/02 a 04/03

Municípios visitados: Brasília, Silvânia, Goiânia, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Alto Garças, Pedra Preta, Rondonópolis, Cuiabá, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Sapezal.

- Cuiabá (MT) a Petrolina (PE)

Data: 29/03 a 15/04

Municípios visitados: Cuiabá, Primavera do Leste, Barra do Garça, Nova Xavantina, Querência, Porto Alegre do Norte, Santana do Araguaia, Guaraí, Pedro Afonso, Araguaína, Porto Franco, Carolina, Riachão, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Uruçuí, Cruzeta, Sebastião Leal, Floriano, Guadalupe, Canto do Buriti, Juazeiro e Petrolina.

- São Paulo (SP) a Barreiras (BA)

Data: 29/03 a 07/04

Municípios visitados: São Paulo, Itapetininga, Capão Bonito, Holambra, Assis, Orlândia, Ituverava, Conquista, Uberaba, Uberlândia, Catalão, Unaí, Padef, Brasília, Formosa, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.