CI

Rápida aprovação de vacina para H1N1 não reduz segurança--OMS

A OMS disse que as vacinas precisam estar disponíveis rapidamente e em grande quantidade para terem o maior impacto possível


Reuters - Os procedimentos para acelerar a aprovação de novas vacinas para combater a gripe H1N1 não reduzem a segurança, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.

A OMS disse que as vacinas precisam estar disponíveis rapidamente e em grande quantidade para terem o maior impacto possível.

"O público precisa ser ressegurado que os procedimentos regulatórios determinados para o licenciamento das vacinas pandêmicas, incluindo os procedimento para a aprovação regulatória, são rigorosos e não comprometem a segurança ou os controles de qualidade", disse a OMS.

A agência da ONU tem afirmado que o surto da gripe H1N1, que foi declarada pandêmica em 11 de junho, esta se disseminando em grande velocidade e pode infectar até 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Um comunicado da OMS disse que havia preocupações sobre a segurança das vacinas para combater o H1N1, conhecido como vírus da gripe suína, mas a agência afirmou que as vacinas chegaram tarde demais nas pandemias de gripe de 1957 e 1968, e nem mesmo foram produzidas em 1919 na pandemia de "gripe espanhola", que matou 50 milhões de pessoas segundo estimativas.

A OMS acrescentou que trabalhou em 2007 com órgãos reguladores de países e fabricantes de vacinas para encontrar formas de acelerar a aprovação a uma nova vacina caso surgisse uma nova cepa de gripe.

Em alguns casos, o processo pode ser acelerado porque não se trata de uma vacina realmente nova, já que foi baseada na tecnologia existente das vacinas para gripe sazonal, disse a agência.

Mas a OMS disse que questões de segurança podem surgir durante uma pandemia quando a vacina é administrada em larga escala, mesmo que não tenham surgido durante os testes.

"Por essas razões, a OMS aconselha todos os países que administrarão vacinas pandêmicas para conduzirem intenso monitoramento de segurança e eficácia, e muitos países tem planos de fazer isso", disse a entidade.
Os principais produtores de vacinas do mundo incluem Sanofi-Aventis, Novartis, Baxter, GlaxoSmithKline e Solvay.

A Novartis já iniciou testes da vacina para o H1N1 em humanos, enquanto a Sanofi-Aventis, líder mundial em doses de vacinas, vai iniciar seus testes em dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.