CI

Rastro deixado pelo gado deixa impressão genética em plantas

A dispersão de sementes resulta em empobrecimento genético


Pesquisadores do grupo AdAptA da Universidade Rey Juan Carlos (URJC), na Espanha, analisaram as consequências dos rastros deixados pelo gado nos potreiros e pastagem sobre a genética das populações de plantas. Atualmente, a fragmentação de habitats através de atividades humanas é um problema que afeta a diversidade e a produtividade dos ecossistemas. 

No caso das plantas, a dispersão de sementes resulta em empobrecimento genético, o que compromete as populações. Além disso, trilhas de gado são consideradas importantes refúgios de polinizadores em paisagens agrícolas altamente transformadas. 

O objetivo deste trabalho foi examinar, pela primeira vez, as consequências do uso e da existência de pegadas de gado na genética de populações de plantas, especificamente Plantago lagopus, uma espécie dispersa por ovelhas em seu caminho. Os resultados deste trabalho mostram que o pastoreio após o florescimento beneficia os insetos polinizadores. 

"Nossos resultados revelam que os canais mostram os menores valores de endogamia, confirmando a função exercida pelas trilhas de gado como refúgio para os polinizadores. Essa função é superior àquela que eles podem exercer em áreas agrícolas ", explica Alfredo García, pesquisador do Grupo AdaptA. 

Esta investigação também realça a necessidade de manter uma elevada diversidade genética para evitar possíveis ameaças na dispersão de herbívoros no futuro. "Isso é importante porque o pastoreio do gado é muito efêmero, mas muito bem ajustado aos ritmos naturais de plantas mediterrânicas, o que facilita uma dispersão extremamente eficiente com implicações importantes para a conectividade ecossistema e resiliência climática ", sublinha Alfredo García. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.