Reajustada tarifa para importação de batatas pré-fritas
CI
Agronegócio

Reajustada tarifa para importação de batatas pré-fritas

Elevação tarifária tem prazo de um ano e é prorrogável por igual período
Por:
Elevação tarifária tem prazo de um ano e é prorrogável por igual período

A batata pré-frita é a única do agronegócio na lista dos 100 produtos autorizados a elevar a alíquota do Imposto de Importação. A taxa passa a ser de 25% (atualmente é de 14%) e foi autorizado nesta segunda-feira, 1º de outubro, de acordo com a Resolução Camex n°70, publicada no Diário Oficial da União.


A decisão do aumento das tarifas havia sido anunciada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) no dia 4 de setembro, quando foi encaminhada para a aprovação dos países do Mercosul. Com a confirmação do aumento – que está dentro dos termos admitidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC) – a medida passa a valer por um ano, prorrogável por igual período.


O objetivo é estimular a produção nacional e proteger o mercado da crescente importação de produtos, principalmente da Europa. Segundo a justificativa da medida, as importações aumentaram 73% (valor) e 53% (volume) de 2009 a 2011. Além disso, no ano passado, 77% das batatas pré-fritas compradas por consumidores brasileiros foram importadas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink