CI

Real deve ser negociado a 5,20 em 2023, espera Rabobank

Como ponto de atenção, o Banco cita os riscos fiscais e a volatilidade do ciclo eleitoral


Foto: Pixabay

O Rabobank, em seu novo relatório, afirmou que espera que o real seja negociado em torno de 5,25 no final deste ano e de 5,20 em 2023. “Ainda que os relatórios mais recentes de inflação comecem a indicar que o pior também pode ter ficado para trás, o processo de desinflação à frente ainda será lento”, comenta.

“Após sucessivos choques que levaram a inflação doméstica a um patamar acima de 12,1% a/a em abril, o ambiente permanece desafiador com a perspectiva da sustentação de preços de commodities energéticas e agrícolas em patamares relativamente altos com um câmbio menos favorável. Para 2022, passamos a prever inflação medida pelo IPCA em 7,3%, refletindo o esforço de Brasília em reduzir impostos de bens como combustíveis e energia elétrica. Para 2023, por enquanto prevemos inflação de 4,5% (já próximo ao topo da meta), mas as discussões de alívio fiscal (com gastos por fora teto) aumentam o prêmio de risco percebido e enviesam nossa previsão de inflação para cima”, completa.

Como ponto de atenção, o Banco cita os riscos fiscais e a volatilidade do ciclo eleitoral. Externamente, o conflito na Europa, a desaceleração da economia chinesa e a normalização de política monetária nos países avançados também aumentam prêmio de risco. “Atuando na direção oposta, uma melhora nos termos de trocas e nos fluxos de investimento estrangeiro poderiam sustentar o câmbio em valores próximos ao justo. A persistência da inflação também pode pressionar a Selic para cima, dando maior suporte à moeda”, indica.

“A reabertura da economia tem surpreendido positivamente e vemos o PIB crescendo a 1,2% em 2022, mas a perspectiva de juros mais altos do que esperávamos no começo do ano pesará sobre a nossa atual perspectiva de crescimento de 0,6% em 2023 e de 2,3% em 2024”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.