Real valorizado gera perdas ao produtor

Agronegócio

Real valorizado gera perdas ao produtor

A valorização cambial imprime perdas ao produtor rural e isso exige que o governo coloque em prática ações de correção nas áreas fiscal, tributária e monetária
Por:
123 acessos

A valorização cambial imprime perdas ao produtor rural e isso exige que o governo coloque em prática ações de correção nas áreas fiscal, tributária e monetária, conforme o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. A cotação das principais commodities agrícolas está em ascensão, mas o produtor brasileiro não está aproveitando a boa fase devido à questão cambial, afirmou.

Para Rodrigues, além de medidas compensatórias para o setor, por causa da desvalorização do dólar frente ao real, também é necessário agilizar a renegociação das dívidas da agropecuária, para que o produtor tenha condições de aproveitar a onda de bons preços das commodities.

"A agricultura brasileira vai muito bem, pois tem excedente exportável, temos produtor rural enormemente competitivo, tecnologia moderna. Mas a questão cambial tem retirado o aproveitamento do produtor", afirmou Rodrigues, acrescentando a importância do agronegócio para a economia brasileira, sendo o maior negócio do país, pois gera 37% dos empregos, é responsável por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 92% do saldo comercial brasileiro.

Em relação à renegociação das dívidas, disse Rodrigues, está andamento uma discussão no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Fazenda e os órgãos de classe do setor. Para ele, a intenção é encontrar um modelo de renegociação que viabilize aos produtores rurais maior prazo para pagamento das dívidas.

"Ninguém quer perdão de dívida, quer pagar em condições adequadas. Esperamos que aconteça rapidamente para arejar o sistema", frisou. A dívida do setor agrícola brasileiro supera a casa dos R$ 110 bilhões, saldo negativo acumulado desde os anos 80.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink