CI

Real valorizado gera perdas ao produtor

A valorização cambial imprime perdas ao produtor rural e isso exige que o governo coloque em prática ações de correção nas áreas fiscal, tributária e monetária


A valorização cambial imprime perdas ao produtor rural e isso exige que o governo coloque em prática ações de correção nas áreas fiscal, tributária e monetária, conforme o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. A cotação das principais commodities agrícolas está em ascensão, mas o produtor brasileiro não está aproveitando a boa fase devido à questão cambial, afirmou.

Para Rodrigues, além de medidas compensatórias para o setor, por causa da desvalorização do dólar frente ao real, também é necessário agilizar a renegociação das dívidas da agropecuária, para que o produtor tenha condições de aproveitar a onda de bons preços das commodities.

"A agricultura brasileira vai muito bem, pois tem excedente exportável, temos produtor rural enormemente competitivo, tecnologia moderna. Mas a questão cambial tem retirado o aproveitamento do produtor", afirmou Rodrigues, acrescentando a importância do agronegócio para a economia brasileira, sendo o maior negócio do país, pois gera 37% dos empregos, é responsável por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 92% do saldo comercial brasileiro.

Em relação à renegociação das dívidas, disse Rodrigues, está andamento uma discussão no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Fazenda e os órgãos de classe do setor. Para ele, a intenção é encontrar um modelo de renegociação que viabilize aos produtores rurais maior prazo para pagamento das dívidas.

"Ninguém quer perdão de dívida, quer pagar em condições adequadas. Esperamos que aconteça rapidamente para arejar o sistema", frisou. A dívida do setor agrícola brasileiro supera a casa dos R$ 110 bilhões, saldo negativo acumulado desde os anos 80.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.