Realizada reunião para validação do Zarc para citros na Região Norte
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGRICULTURA

Realizada reunião para validação do Zarc para citros na Região Norte

A reunião para validação dos estudos do Zarc para o cultivo de citros nos estados da Região Norte.
Por:

Foi realizada, no dia 13 de janeiro, a reunião para validação dos estudos do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de citros nos estados da Região Norte. A reunião é mais uma etapa para a aprovação do Zarc da cultura pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e faz parte de um esforço para a definição do zoneamento para grande parte das culturas agrícolas no país.

Realizada virtualmente, a reunião foi organizada pelo Mapa e pela Embrapa e teve como objetivo repassar os resultados das pesquisas e análises que vão nortear o Zarc de citros na Região. Participaram do encontro representantes de secretarias estaduais ligadas à agricultura, de secretarias municipais, produtores rurais, além dos pesquisadores da Embrapa envolvidos no trabalho. O Zarc dos citros abrange informações sobre os períodos indicados para o plantio, os florescimento e crescimento dos frutos e colheita.

De acordo com José Eduardo Borges de Carvalho, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o Zarc é uma ferramenta essencial para o produtor de citros planejar e melhorar sua produção. Segundo dados apresentados na reunião, a Região Norte é responsável por apenas 2,7% da produção de citros no país, mas com índices de produtividade bem superiores a outras regiões do país, o que demonstra uma boa perspectiva para a cultura. “Também estamos desenvolvendo estudos, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, Ufam e Fapeam, visando aumentar a base genética de copas e porta-enxertos utilizadas na região, além de práticas conservacionistas de produção, o que vai contribuir para um aumento de produção e produtividade, em especial no estado do Amazonas”. 

O Zarc é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o produtor rural no planejamento e execução de atividades agrícolas, fundamental para a aplicação de políticas públicas como o Programa de Garantia de Atividade Agropecuária (Proagro), o Seguro Rural e para a concessão de crédito agrícola. A metodologia do Zarc apresenta os períodos mais indicados para o plantio, florescimento e colheita de citros em cada município dos estados da região, levando em consideração o clima e os tipos de solos, entre outros aspectos. Após essa reunião de validação, os pesquisadores envolvidos no Zarc vão se reunir para formatar o documento final que será entregue ao Mapa. Após análise, o Zarc é publicado no Diário Oficial e no site do Ministério da Agricultura.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink