CI

Recebimento Itinerante recolhe 486 embalagens vazias de agrotóxicos em Itacajá/TO

A atividade envolveu 37 produtores rurais e 35 alunos que acompanharam a ação e uma palestra sobre os riscos de contaminação nas embalagens.


Com objetivo de incentivar a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e promover a conscientização ambiental a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), realizou nesta quinta-feira, 25, em frente ao ginásio de esporte do município de Itacajá, uma ação de Recebimento Itinerante (RI) dessas embalagens.

Durante a ação foram devolvidas 486 embalagens vazias de agrotóxicos sendo: 378 frascos de 20 litros, 06 frascos de 10 litros, 26 frascos de 5 litros, 58 de 1 litro e 18 embalagens de 100 gramas. A atividade envolveu 37 produtores rurais e 35 alunos do colégio Almeida Sardinha, que acompanharam a ação e uma palestra sobre os riscos de contaminação nas embalagens, o processo de tríplice lavagem, uso correto de equipamentos de proteção individual na aplicação de produtos agrotóxicos e de todo processo da logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o recebimento itinerante possibilita ao pequeno produtor rural entregar suas embalagens sem precisar se deslocar para uma central de recolhimento. “O projeto contempla vários municípios do Estado. É uma parceria que vem dando certo e trazendo excelentes resultados, prova disso, é que em 2015 foram recebidas 10,8 mil embalagens de agrotóxicos durante o RI em todo o estado”, destaca.

O chefe da unidade local de Itacajá, Erlandson Alves de Assis, comemorou o resultado da ação e disse que antes foi feito um trabalho de conscientização e divulgação do evento nas comunidades, o que possibilitou alcançar um bom volume de embalagens devolvidas. “Fizemos uma parceria com a secretaria municipal de meio ambiente e com revendedores de agrotóxicos, para atrairmos o maior número de produtores rurais”, ressalta. Todas as embalagens recebidas serão enviadas para a central de Pedro Afonso.

Normas
O agricultor tem o prazo de um ano para devolver os recipientes vazios, podendo ainda ser prorrogado por mais seis meses, caso não tiver utilizado todo o produto. Vale lembrar que a não devolução dos recipientes implicará em sanções conforme a legislação estadual.  O Tocantins conta com unidades de recebimento nos municípios de Tocantinópolis, Colinas, Araguaína, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Silvanópolis e Gurupi. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.