Reciclagem de nutrientes gera ganhos de produtividade na Cana-de-açúcar

Agronegócio

Reciclagem de nutrientes gera ganhos de produtividade na Cana-de-açúcar

Em termos econômicos, o potencial equivalente de fertilizante em uma produção de cana-de-açúcar seria da ordem de quase R$ 4 bilhões
Por:
398 acessos
Ano passado, foram produzidas, no Brasil, cerca de 571 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e a produtividade alcançou 81,5 ton/ha. Desse total, foram gerados cerca de 319 milhões de m3 de vinhaça (48 ton/ha) e 12 milhões de toneladas de torta de filtro (5 ton/ha), o que significa um potencial de reciclagem de 40,4 kg/ha de Nitrogênio, 20,4 kg/ha de Fósforo e 138,8 kg/ha de Potássio. “Em termos econômicos, o potencial equivalente de fertilizante em uma produção de cana-de-açúcar seria da ordem de quase R$ 4 bilhões”, afirmou o Professor Adjunto da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) / Pirassununga no III Fórum Abisolo, realizado entre 13 a 15 de abril, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba/SP.

Em estudo realizado pelo professor, a reciclagem gera, ainda, ganhos na produtividade na plantação de cana. “Com a utilização de fontes orgânicas é possível duplicar ou até triplicar a área plantada”, ressaltou. “O uso de torta de filtro viabiliza o plantio de cana em condições adversas como o plantio de inverno, tendo como consequência reflexos favoráveis na conservação do solo”, exemplifica.

Além das avaliações econômicas que evidenciam os benefícios do processo de condicionamento, compostagem e, principalmente, do enriquecimento da torta de filtro, há também um fator social importante. “Isso gera a conscientização em utilizar a adubação orgânica nas áreas cultivas com cana-de-açúcar que possuem solos de menor fertilidade”, concluiu Luz. As informações são da assessoria de imprensa do III Fórum Abisolo.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink