CI

Reconhecimento regional

Sistema FAEG/SENAR homenageia produtores, políticos e entidades parceiras do agronegócio em Caldas Novas


Cerca de 500 pessoas aplaudiram de pé a homenagem do Sistema Faeg/Senar ao Ministro dos Esportes e deputado Federal, Aldo Rebelo, em Caldas Novas, pelo recebimento da Comenda do Mérito Agropecuário categoria “Personalidade Política”. O parlamentar participou da abertura do Encontro de Dirigentes Sindicais 2011 - 7° Encontro Estadual do Programa Empreendedor Rural (PER), promovido pelo Sistema Faeg/Senare Sebrae Goiás.

O evento que se estende até a próxima sexta-feira (16) reúne dirigentes de Sindicatos Rurais goianos e lideranças rurais para tratar das metas para 2012 das entidades que compõem o sistema sindical patronal rural em Goiás. “É uma honra receber essa homenagem que transfiro a todos os produtores brasileiros que fazem parte da clase que mais contribui para o crescimento e desenvolvimento econômico do nosso País, produzindo alimentos de qualidade a preços acessíveis para nossa população”, disse.

O parlamentar, que foi um personagem importante na elaboração do novo texto do Código Florestal, destacou ainda o trabalho da Faeg e do Senar em Goiás na defesa dos interesses do produtor rural e na produção de alimentos. Segundo ele, a contribuição dessas entidades no desenvolvimento do agronegócio goiano reflete a importância da agricultura para o Estado. “Este setor é composto por homens e mulheres que fazem seu trabalho render bons frutos na mesa de todos os brasileiros”, parafraseou.

Outras personalidades públicas, autoridades civis, produtores e técnicos que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da agropecuária goiana neste ano também foram reconhecidas com o recebimento da Comenda do Mérito Agropecuário 2011. O Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) em Goiás recebeu a Comenda na categoria “Entidade Parceira”.

O Sebrae tem sido o principal aliado do Sistema Faeg/Senar na formação e capacitação de empreendedores e lideranças rurais pelos Programas Empreendedor Rural e Empreendedor Sindical desenvolvidos em parceria com as três entidades. Juntos, os programas já capacitaram mais de quatro mil produtores rurais e dirigentes sindicais no Estado. O diretor-superintendente da entidade, Manoel Xavier Ferreira Filho, recebeu a comenda, e quebrando protocolo, chamou também ao palco o diretor-técnico Wanderson Portugal e o gerente de desenvolvimento rural da instituição, Joel Rodrigues Rocha.

O consultor em agronegócio e engenheiro agrônomo, Arthur Eduardo Toledo foi o homenageado na categoria “Técnico em Área Rural”. Artur é especialista na formação de gerentes e tem um amplo histórico de trabalho voltado para o desenvolvimento do agronegócio goiano. Moacir Bento da Rocha foi o produtor homenageado na categoria “Pecuária de Leite”. Ele é produtor de Itaguarí e recebeu a propriedade do pai. Com 700 litros diários de leite ele trabalha regido pelo tripê da gestão, tecnologia e assistência técnica.

Na categoria “Produtor de Grãos”, Andreas Peeters recebeu a comenda das mãos do presidente do Sistema Faeg/Senar. Com excelência na produção de soja, algodão, milho e feijão, Andreas também é criador de gado de corte e atende com rigor os preceitos da sustentabilidade econômica, social e ambiental em sua propriedade. Já o produtor José de Paula Leão Júnior recebeu a comenda na categoria “Pecuária de Corte”. Ele cumpre todos os preceitos da NR 31 que regulamenta a segurança e saúde do trabalhador na agricultura.

O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner destacou que o evento foi um agradecimento a todas essas personalidades que estão sempre presentes na sustentabilidade do agronegócio goiano e nacional. Segundo ele, a escolha dos nomes é um processo eletivo onde os presidentes dos Sindicatos Rurais elegem por duas vezes no mesmo ano os principais nomes de destaque no setor. “É uma homenagem de produtor para produtor”, disse.

Nesta quinta-feira

Nas próximas quinta (15) e sexta-feira (16), os dirigentes de Sindicatos Rurais goianos e lideranças rurais continuam reunidos no município de Caldas Novas para o Encontro de Dirigentes Sindicais 2011 - 7° Encontro Estadual do Programa Empreendedor Rural (PER) do Sistema Faeg/Senar e Sebrae Goiás. As lideranças do setor agropecuário vão traçar e alinhar as metas do Sistema para 2012 entre seus representantes regionais.

José Mário orientará os líderes sindicais para se empenharem a oferecer o máximo de serviços aos seus produtores associados, com ações dos programas especiais no interior do Estado. Segundo ele, o ano que se inicia será marcado por um intenso trabalho de mudança de paradigmas no setor rural. Ele irá enfatizar o objetivo do Sistema de ampliar o alcance dos programas que são desenvolvidos pelo Sistema, em parceria com os sindicatos rurais.

O presidente prima que as ações do próximo ano sejam voltadas à representatividade do Sistema Faeg/Senar em Goiás aliada à ampliação da representação política do setor rural. Para José Mário, 2012 será um ano estratégico para o setor devido às eleições municipais, momento em que os interesses da política regional coincidem com os anseios do setor rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.