CI

Recorde do Paraná fortalece produtor, diz FPA

"Tudo isso conta para que o produtor rural tenha segurança"


Foto: Pixabay

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Sérgio Souza (MDB-PR), o recorde da safra de grãos nesta temporada no estado do Paraná pode ajudar para fortalecer o produtor rural. O estado deve colher 3,9 milhões de toneladas de trigo, contra 3,86 milhões de toneladas registrados no mês anterior.

Para ele, o resultado é extremamente positivo para o setor. Segundo o parlamentar, nos momentos de maior dificuldade o produtor rural brasileiro sempre dá as respostas que a sociedade espera e precisa. "É o produtor rural fazendo a sua parte novamente e graças a Deus o clima favorece, e a previsão é que tenhamos uma safra recorde e com um trigo de excelente qualidade."   

Além disso, os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul devem responder, juntos, por quase 8 milhões de toneladas, do total estimado para o Brasil de 9 milhões de toneladas. Um recorde histórico, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O presidente reforçou que esse resultado mostra a importância da Bancada Agropecuária, que atua pelo setor produtivo brasileiro no Congresso Nacional, com a defesa, a reformulação de legislações e políticas agrícolas, como o Plano Safra e o seguro rural.

"Tudo isso conta para que o produtor rural tenha segurança, garantia para produzir e inclusive minimizar os riscos no caso de alguma intempérie climática", ressaltou o presidente da FPA. O Rio Grande do Sul e o Paraná tiveram ocorrências de geadas nesta sexta-feira em áreas de trigo, com os paranaenses verificando o fenômeno apenas pontualmente no sudoeste, disseram representantes de órgãos oficiais dos dois Estados que devem responder por mais de 85% da safra brasileira em 2022.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.