CI

Recorde em ano de altos e baixos


Sondagem mostra que, apesar de veranicos, colheita nacional se sustenta em ampliação de área e nos resultados dos estados que mais produzem

Os relatos de perdas na produção de soja e milho de verão foram frequentes durante o ciclo 2012/13. Mas, no final das contas, a safra nacional rende volume surpreendente. Essa aparente contradição surge da capacidade de recuperação das lavouras e deve-se ao peso maior das regiões que produziram bem nas estatísticas, avalia a Expedição Safra Gazeta do Povo, que compartilha na ExpoLondrina os dados consolidados desde setembro, na maior pesquisa de campo em sete anos de estrada. 


A produção de 81,62 milhões de toneladas de soja é recorde e acrescenta 14,67 milhões à marca de 2011/12 ou 9,11 milhões sobre o antigo teto, de 2010/11, mostram os indicadores do projeto, que percorreu 12 estados no plantio e 14 na colheita. No milho, o volume é de 36,3 milhões de toneladas, muito próximo ao alcançado na última temporada (36,14 milhões. de toneladas).

Mas os altos e baixos da safra 2012/13 não se limitam aos números da produção. Houve ampliação de 4,84% (1,63 milhão de hectares) na área de cultivo de milho e soja. Esse crescimento foi puxado pela expansão das lavouras da oleaginosa, registrada em todos os estados, principalmente no Centro-Oeste (12,9%) e no Centro-Norte (14,2%).

Outro ponto alto: o Sul teve um ano de recuperação. Dois terços do incremento na produção de soja saíram da região, que havia registrado uma das quebras mais expressivas de sua história em 2011/12. Tanto Paraná quanto o Rio Grande do Sul perderam cerca de 5 milhões de toneladas de soja – mesmo volume da quebra norte-americana de 2012/13.

A produção aumentou, mas a infraestrutura não acompanhou essa evolução. Com reportagens sobre logística, a Expedição Safra mostrou que faltou espaço nos armazéns desde o início da colheita. Com nova legislação para o transporte, o frete subiu 50% em Mato Grosso e 30% no Paraná. No interior, terminais de embarque ficaram rodeados de caminhões. Os portos de Santos e Paranaguá, por sua vez, estão cercados de navios.


Agricultores participam de rally em Canarana (MT). Quatro etapas do evento, em parceria com a Ceagro Los Grobo, reuniram mais de 400 produtores e técnicos com roteiros também em Goiatuba (GO), Gurupi (TO) e o trecho de Balsas (MA) a Bom Jesus (PI)

A contribuição da Expedição nas discussões sobre os desafios do agronegócio chegou também ao campo. Em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí, foram realizados rallies em parceria com a multinacional Ceagro Los Grobo. Comboios de mais de 50 veículos reuniram até 130 produtores em cada estado para atividades de campo e debates.

A Expedição Safra 2012/13 tem programada ainda uma viagem à Índia (veja infográfico), país asiático que tende a ampliar relações comerciais com o agronegócio brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.