CI

Recuperação da safra de café em SP só virá em 2009

As perdas provocadas desde julho por causa da estiagem nas regiões cafeeiras de SP só poderão ser recuperadas em dois anos


As perdas provocadas desde julho por causa da forte estiagem nas regiões cafeeiras de São Paulo, entre as mais importantes do país, só poderão ser recuperadas na safra de 2009, de acordo com o diretor da Cocapec (Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca) Ricardo Lima de Andrade.

"O que já foi perdido até agora é irreversível. Só poderá ser recuperado na safra seguinte", afirmou ele.

A previsão inicial era de a Cocapec, por exemplo, atingir 1,5 milhão de sacas na safra do ano que vem, mas a estimativa terá que ser revista, de acordo com Andrade. "Essa situação nos preocupa, porque as lavouras estão em estado de murcha", afirmou. Neste ano, a safra chegou a 600 mil sacas.

A irrigação poderia resolver ou amenizar o problema, mas a estimativa é que na Mogiana, uma das principais regiões produtoras de café do Estado e do país, somente 10% dos produtores tenham irrigação em suas lavouras, por dois motivos: a altitude, que chega a mil metros em algumas propriedades rurais -e, portanto, dificulta a escavação de poços- e o custo financeiro para se levar água aos cafezais. "Não são todos os produtores que têm condições de irrigar suas propriedades", afirmou o técnico agrícola Alex Ponce Faleiros, da Cocapec.

Com isso, de acordo com Hilton Silveira Pinto, do Cepagri, a única solução possível precisa cair do céu, literalmente. "Nessa região da Mogiana está tudo seco, assim como na maior parte do Estado. Enquanto não chover, não haverá uma solução", afirmou. A colheita de café na região Mogiana, em SP, vai de maio a setembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.