Recursos do Pronaf estarão disponíveis a partir de segunda-feira

Agronegócio

Recursos do Pronaf estarão disponíveis a partir de segunda-feira

A expectativa do governo é que sejam efetuados 2,2 milhões de contratos de empréstimo
Por:
15 acessos

A partir de segunda-feira (02-07), os pequenos agricultores poderão ter acesso aos recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). A garantia é do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. O governo vai disponibilizar à agricultura familiar R$ 12 bilhões para a safra 2007/08, recursos previstos no Plano Safra lançado nessa quarta no Palácio do Planalto.

"O dinheiro está disponível a partir de segunda-feira em toda a rede bancária pública, BNB [Banco do Nordeste], Basa [Banco da Amazônia] , Banco do Brasil, nas cooperativas e nos sistemas cooperativos que trabalham conosco", afirmou nesta quinta-feira (28-06) o ministro em entrevista a emissoras parceiras da Radiobrás.

A expectativa do governo é que sejam efetuados 2,2 milhões de contratos de empréstimo aos pequenos agricultores com juros de até 5,5%. Segundo o ministro, a taxa é menor do que a dos contratos anteriores. "Os juros caíram. Nós estávamos trabalhando com juros de 1% a 7,25% e passaremos a trabalhar com juros de 0,5% a 5,5%. Ou seja, os juros despencaram de 25% a 56% para a agricultura familiar este ano", afirmou.

O ministro disse que não é difícil ter acesso aos recursos do Pronaf. "O agricultor pode chegar ao Banco do Brasil, Basa ou BNB, que lá têm todas as informações. Ou nos seus sindicatos, suas federações e suas cooperativas. Nós distribuímos informações para todos esses setores e é fácil. O Pronaf é um sistema de financiamento absolutamente desburocratizado, de fácil acesso".

Cassel destaca que só os produtores inadimplentes não poderão buscar o financiamento. Mas, segundo ele, esse número é "irrisório". "A inadimplência no Pronaf é muito pequena", disse. De acordo com o ministro, as questões de inadimplência que estavam pendentes foram resolvidas há cerca de 15 dias, quando o governo decidiu prorrogar as datas dos vencimentos das dívidas dos agricultores familiares.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink