CI

Redução de insumos é desafio para produtores

Entre abril do ano passado a abril deste ano, os fertilizantes acumularam altas de 73%


Os desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental estão sendo debatidos desde segunda-feira (15-09) em Londrina em um evento científico que reúne professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil, além de especialistas de vários países da Europa, Austrália e Estados Unidos. A sexta edição da Fertbio está sendo realizada no Centro de Exposições e Eventos de Londrina, região sul. A promoção é da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com realização do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa e Universidade Estadual de Londrina.

O pesquisador e professor Paulo Roberto Ernani, especialista em fertilidade de solo e nutrição de plantas, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), proferiu palestra de abertura sobre as interações entre a biologia, fertilidade e nutrição das plantas. Ele enfocou os desafios da pesquisa para aumentar a produtividade agrícola associada a um incremento na qualidade da produção e na redução dos custos produtivos.

"Com o mundo cada vez mais globalizado você tem que produzir mais e com mais qualidade e menos custos, respeitando as características sociais de cada região", disse Ernani, acrescentando que a redução de custos passa pelo menor uso de insumos. "A tendência é que os custos com insumo aumentem, portanto, o produtor não pode jogar adubo na lavoura como jogava antes. Tem que ter critério técnico. E nós temos parâmetros técnicos para reduzirmos o uso de insumos, utilizando os dados de pesquisas", salientou.

O pesquisador espera que os inúmeros conhecimentos científicos não se limitem apenas aos meios acadêmicos. "O foco principal deste evento é como transformar ciência em tecnologia, ou seja, que estes avanços sejam usados em benefício dos agricultores, reduzindo a distância hoje existente entre o campo e a ciência". Ernani acredita que assim será possível "produzir mais, com melhor qualidade, com custo mais baixo, preservando a natureza, e trazendo uma série de benefícios para a sociedade".

Um dos temas a ser abordado hoje na Fertbio é o impacto que o aumento de preços de insumos causa na produção agrícola. Segundo estudos realizados pela organização do evento, entre abril do ano passado a abril deste ano, os fertilizantes acumularam altas de 73%.

- Serviço:

A FertBio prossegue até sexta-feira no Centro de Exposições e Eventos de Londrina.

Eli Araujo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.