CI

Reduções influenciaram algodão nacional

MT, mesmo contabilizando reduções de cerca de 30% na produção de pluma e na área cultivada, se mantém líder nacional em produção


Se Mato Grosso e o Centro-Oeste foram responsáveis pela revisão positiva dos números da safrinha de milho no país, também tiveram participação na retração do algodão nacional. Mato Grosso, mesmo contabilizando reduções de cerca de 30% na produção de pluma e na área cultivada, se mantém líder nacional em produção, com estimativas de 599,1 mil toneladas de pluma. Em segundo lugar está a produção baiana com previsão de 369,2 mil t.

O atual levantamento da Conab projeta uma produção de 1,19 milhão t de algodão em pluma nesta temporada (08/09), volume sendo 25% inferior ao ofertado na safra passada. A região Centro-Oeste, retraiu em 25,3% em relação à safra anterior, destacando os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com recuos de 27,9% e 17,2% respectivamente. Tais retrações devem-se, principalmente, à redução da área plantada, motivada pela baixa cotação do produto nos mercados nacional e internacional.

SOJA – O volume de soja na atual safra mato-grossense, 17,96 milhões t, equivale a praticamente toda a produção da região Sul do Brasil. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, deverão colher juntos, pouco mais de 18,4 milhões t. Se os números da sojicultura estadual se confirmarem, haverá expansão de área de 2,7% e de 0,6% na produção e Mato Grosso terá maior participação no volume nacional, passando de 29,72% na safra passada, para 34,75%. Vale lembrar que em relação à safra anterior, o Brasil encolhe a produção na atual temporada e o Mato Grosso expande.

A área de cultivo de soja, no País, na safra 08/09, alcançou 21,7 milhões de hectares, 2% superior à colhida em 07/08. A produção nacional totaliza 57,1 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.