CI

Região de Não-Me-Toque/RS tem cooperativismo de primeiro mundo

Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, 42% da população têm algum vínculo com cooperativas


O cooperativismo é um dos setores que congrega maior número de pessoas na região. Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, 42% da população têm algum vínculo com cooperativas. "Esse índice é de países de primeiro mundo", ressaltou, durante o Seminário das Frencoops Municipais Gaúchas, dia 25 de junho, na Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque.

O seminário integra uma série de cinco encontros que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS pretende realizar em 2009 para articular a criação de Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo nas Câmaras de Vereadores do Estado. Não-Me-Toque foi a segunda sede do evento, reunindo lideranças cooperativistas e políticas de toda a região.

Em nível estadual, a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Assembleia Legislativa gaúcha já existe há mais de dez anos. Foi criada em 2 de dezembro 1997, envolvendo deputados de diferentes siglas partidárias, com o objetivo de buscar a defesa dos interesses do cooperativismo e seus ramos. Em nível municipal, apenas 18 dos 496 municípios gaúchos têm Frencoops e 85 estão em fase de reorganização. "É fundamental que tenhamos também nos municípios políticos que, independente de partido, defendam esse setor que tanto contribui para a geração de renda, tributos e empregos", afirmou Perius.

Para o vice-presidente da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, a criação de Frencoops nas Câmaras Municipais pode representar um apoio maior ao setor cooperativista. "Através desse seminário se reforça a importância do cooperativismo para a comunidade e no futuro podemos ter mais lideranças empenhadas em defender esse setor que, especialmente aqui na região, tem se destacado nos mais diversos ramos", ressaltou.

O primeiro Seminário das Frencoops Municipais Gaúchas aconteceu dia 28 de maio, em Farroupilha. O próximo encontro está marcado para o dia 23 de julho, em Santo Ângelo. Os outros dois encontros acontecem em Santa Maria, dia 19 de agosto, e Porto Alegre, dia 29 de outubro. E nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Gramado, acontece o Seminário Geral de Adesão às Frencoops Municipais, para avaliar os cinco eventos realizados em vários pontos do Estado e discutir a criação de um programa de intercâmbio com os vereadores comprometidos com o cooperativismo. A programação tem o apoio da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Assembléia Legislativa e da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul. As informações são da assessoria de imprensa da Cotrijal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.