CI

Região dos EUA tem maior crise Carbúnculo desde 2005

O maior perigo para os seres humanos vem da inalação de esporos


Foto: Divulgação

Um novo caso de antraz, ou carbúnculo, na pecuária foi confirmado no condado de Grant, no sudoeste de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, elevando o número de casos no estado para 25 este ano, de acordo com autoridades agrícolas do estado. Embora seja incomum ver um caso neste final do ano, disse o comissário da Agricultura, Doug Goehring, a área experimentou recentemente um clima anormalmente ameno que permitiu que o gado permanecesse nas pastagens onde o antraz prospera.

O surto deste ano em Dakota do Norte é o pior desde 2005. De 2006 até o ano passado, foram confirmados 18 casos de antraz em rebanhos. Os surtos nos Estados Unidos são raros, uma vez que uma vacina para o gado é barata e fácil de administrar.“Muitos produtores na área afetada trabalharam com veterinários para administrar vacinas no início  deste ano”, disse o veterinário do estado de Dakota do Norte, Dr. Ethan Andress, ao The Bismarck Tribune. 

A doença é causada por  esporos bacterianos  que podem permanecer inativos no solo durante décadas e tornar-se ativos em condições ideais, como a seca. Em 2005, 109 casos de antraz resultaram em mais de 500 mortes confirmadas de animais, com perdas totais de gado estimadas em mais de 1.000.

O antraz natural representa pouco perigo para os humanos. Normalmente, nos EUA, a infecção vem do manuseio de carcaças ou fluidos de bovinos afetados sem roupas de proteção, o que transfere os esporos e resulta em uma infecção de pele facilmente tratável, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

O maior perigo para os seres humanos vem da inalação de esporos, que é quase sempre fatal se não for tratada. Mas isso é extremamente raro, mesmo para pessoas que trabalham com pecuária.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.