CI

Regiões Norte e Médio Norte têm apenas 5 frigoríficos funcionando

Falta de competitividade e morte nas pastagens são problemas para os produtores


Falta de competitividade e morte nas pastagens são problemas para os produtores
 
O Norte e Médio Norte de Mato Grosso são as regiões que mais sofrem a falta de frigoríficos para o abate de bovinos. Sem competitividade desde 2008, quando as unidades fecharam as portas,os produtores são obrigados a comercializar o rebanho, estimado em 10 milhões de cabeças, com preço abaixo do que normalmente é cotado em outras regiões do estado. Dos 10 frigoríficos existentes, cinco estão fechados.

Segundo o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, há outros problemas que interferem na cadeia produtiva da carne, como a falta de logística adequada para escoar a produção. "Principalmente no período de chuva a infraestrutura logística fica um desastre". Da porteira pra dentro, a morte da pastagens também preocupa os pecuaristas.

Para identificar com mais precisão os problemas e traçar projetos, o Acrimat em Ação irá visitar, nesta segunda-feira (9), oito municípios dessas regiões. Ao todo, serão percorridos 5 mil quilômetro. Nessas regiões existem 14 mil propriedades rurais. Considerando a programação completa do projeto, 30 cidades serão visitadas onde estão instaladas 60 mil fazendas. Do rebanho total de 29,1 milhões de cabeças de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ação vai passar pelas cidades que detêm 12 milhões de cabeças.

Estão programadas cinco palestras padrão: Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono; Manejo Sanitário; Sucessão Familiar / Legislação Trabalhista; Perspectivas dos Negócios da Pecuária de Corte de Mato Grosso e Reforma de Pastagem. O objetivo do Acrimat em Ação é pulverizar informações e nivelar o conhecimento dos produtores que detém o maior rebanho do Brasil, com ferramentas estratégicas para tomada de decisões e gestão da atividade, gerando melhores resultados nas ações planejadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.